O que acontece quando milhões de pessoas desenham a mesma coisa?

Um jogo criado pela Google pode ajudar a tornar a tecnologia mais inteligente.

Quick, Draw! é um jogo da Google, baseado em inteligência artificial, que te dá 20 segundos para desenhares, com o cursor do rato, uma palavra sugerida pelo computador – uma espécie de “Pictionary digital”.

Desde que foi lançado no final do ano passado, teve mais de 15 milhões de jogadores que no seu total criaram mais de 50 milhões de desenhos no Quick, Draw!, fornecendo à Google dados que podem ajudar a desenvolver as suas redes neurais artificiais. Estas redes imitam a habilidade do cérebro humano de aprender, capacitando os serviços Google que utilizamos de inteligência.

A Google decidiu não ficar com esta informação só para si e partilhou-a livre e gratuitamente. O objectivo é, de acordo com a tecnológica, ajudar programadores a treinar novas redes neurais, investigadores a encontrar padrões na forma como pessoas de todo o mundo desenham, e artistas a criar coisas que nunca sequer imaginaram.

Todos os outros podem simplesmente ir a esta página e explorar a diversidade com que a mente humana é capaz de interpretar uma palavra e o mundo em redor.