Podes não ter reparado, mas agora há uma tipografia do YouTube

Já conheces o YouTube Sans?

 
Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Criar fontes identitárias é o próximo passo na vida das marcas na economia global. Com base em geometrias habituais de tipos de letra que nos são familiares e cirúrgicos apontamentos, as marcas adensam o seu património ao mesmo tempo que optimizam a sua comunicação. As repetições do logótipo deixam de  ser forçadas enquanto a tipografia faz a vez de sinal de identidade.

O YouTube Sans é a nova tipografia do YouTube e um bom exemplo disso. Pensada para acompanhar a marca nos seus vários suportes, a fonte foi desenhada pela agência de branding Saffron, em conjunto com a equipa de User Experience do YouTube, e promete marcar a próxima fase de comunicação do portal de vídeos mais famoso de sempre.

Fez a sua estreia com papel de destaque no lançamento do YouTube TV. O serviço de televisão do YouTube, estreado nos Estados Unidos, foi inteiramente criado com recurso a esta tipografia e, como provam as imagens, as diferenças são bem visíveis.

O YouTube Sans é uma tipografia sem serifas que incluí, além dos caracteres alfanuméricos normais, o icónico botão de play do YouTube. Este elemento foi retocado e transformado num glyph, para que possa ser usado como qualquer outra letra ou símbolo.

O botão de play foi, de resto, a base de inspiração para o desenho dos outros caracteres – algo bastante notório, por exemplo, no aproveitamento dos ângulos do botão para cortes nas terminações das letras. O aspecto arredondado foi outros dos que transitou do já icónico elemento para a novíssima tipografia.

Além do estilo Regular, o YouTube Sans compreende as versões Leve, Médio, Negrito e Extranegrito. Podes explorar melhor a tipografia de seguida:

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.