Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
“Com o poder da transparência online, juntos conseguimos derrotar as notícias falsas.” As palavras pertencem a Jimmy Wales, um dos fundadores da Wikipedia, que lança agora a WikiTribune, uma plataforma que assenta em premissas simples e consensuais.
O objectivo de Wales é criar um sítio digital onde jornalistas profissionais e jornalistas “civis” – cidadãos voluntários – possam produzir notícias verdadeiras, credíveis e que assentem nos princípios básicos do jornalismo.
No site, é fácil perceber os 4 pilares onde vai assentar o WikiTribune: jornalismo baseado em factos, carácter gratuito e sem publicidade, nível hierárquico igual entre jornalistas e cidadãos colaboradores e transparência total a nível financeiro.
Neste momento, o projecto está numa fase de angariação de fundos, estando esta a “correr bastante bem”, confessa Walls. O passo seguinte consiste na contratação de 10 jornalistas profissionais, havendo já 5 destes anunciados no site. Com quase 9 mil apoiantes e 21 dias para o final da fase de financiamento, o WikiTribune promete colocar o conceito da histórica Wikipedia ao serviço do jornalismo partilhado.
O WikiTribune tem um dedo dos Impossible Labs, uma agência que, tendo nascido em Portugal, nunca se deu a conhecer no nosso país, não deixando por isso de estar nos principais mercados e momentos de inovação, apresentando clientes como a Samsung ou a Wikipedia, neste caso.