Boletim Tecnológico – 26 de Junho

As últimas novidades do mundo tecnológico.

Bem-vindo ao Boletim Tecnológico, um resumo das pequenas inovações tecnológicas que vão moldando o nosso quotidiano. Todas as semanas, às segundas de manhã, no Shifter.

Pokémon Go com modo cooperativo

Um ano depois da febre global, o Pokémon Go continua a ser jogado por 65 milhões de pessoas (segundo dados de Abril). O jogo tem recebido actualizações ao longo de todos estes meses. No último update, passou a ser possível jogar com amigos num novo modo chamado “raids”. Neste “raids”, podem juntar-se até 20 jogadores para, em conjunto, derrubarem um pokémon super-poderoso que surgirá em determinadas localizações. Outra novidade desta actualização prende-se com os ginásios, onde deixam de poder existir pokémons repetidos – vão existir ao todo seis pokémons por ginásio e as batalhas vão acontecer pela ordem em que esses pokémons chegaram ao ginásio, e não do mais fraco para o mais forte como tem acontecido.

Ler mais: TechCrunch

Instagram testa favoritos

Actualmente, o que publicamos no Instagram pode ser visto por todos os nossos seguidores e a única coisa que podemos fazer para controlar o alcance dos nossos posts é tornar a conta privada, limitando quem nos pode seguir. Mas a rede social está a testar uma forma de partilharmos só com algumas pessoas: uma lista de favoritos. Adicionamos os amigos que queremos a essa lista e podemos partilhar com eles publicações e histórias que só eles conseguem ver. Ninguém é notificado quando é adicionado à lista ou removido dela, mas vê uma sinalética verde de “favoritos” na publicação ou história. No teu perfil, terás uma nova secção assinada com uma estrela com todos os posts que partilhaste com a lista de favoritos. Não se sabe se o Instagram irá expandir esta funcionalidade ou se será apenas um teste.

Ler mais: The Verge

Snap Map

O Snapchat lançou o Snap Map, uma nova funcionalidade que cruza a rede social virtual com o mundo físico. O Snap Map é um mapa no qual podes localizar os teus amigos e respectivos snaps, e também ver o que está a acontecer numa determinada zona da cidade ou num evento específico. Por exemplo, podes percorrer Lisboa e ver os snaps que os utilizadores estão a partilhar na baixa da capital ou ir até ao Reino Unido e experienciar um pouco do festival Glastonbury. A partilha de localização através do Snap Map não está activa por defeito e os utilizadores têm como opção mantê-la privada ou só entre amigos.

Ler mais: TechCrunch

Lenovo, um computador desdobrável

Às vezes as tecnológicas mostram conceitos de produto que podem servir para nos fazer sonhar em relação ao futuro ou, então, simplesmente para a marca ganhar espaço mediático. Durante um evento de imprensa, a Lenovo mostrou um conceito de portátil com um ecrã flexível ao ponto de o computador poder ser dobrado e fechado.

Ler mais: Mashable

Fotos de perfil seguras no Facebook

Sendo o Facebook uma plataforma global, precisa de atender às especificidade locais. É por isso que, na Índia, o site está a adicionar uma funcionalidade especial às fotos de perfil: a possibilidade de “salvaguardar” essas imagens. Na prática, os utilizadores indianos podem proteger as suas fotos de perfil com um cadeado, impedindo os outros de as descarregar, partilhar ou enviar através do Messenger essa imagem. Fazer screenshot também não é possível (apenas em Android, para já).

Ler mais: Facebook Newsroom

[COR HEX POKÉMON GO: #3364AF]