‘Directors’: ensaios cinematográficos no YouTube

O Channel Criswell resume-te o trabalho e intenção de alguns dos melhores realizadores do mundo.

directors youtube

Hayao Miyazaki, Yasujirô Ozu, Stanley Kubrick, Andrei Tarkovsky, Lars Von Trier, David Lynch e Aki Kaurismäki têm em comum o facto de serem realizadores mas têm em comum também o facto de terem alguns dos trabalhos mais metafóricos e indirectos da história do cinema. Talvez por isso, o autor do canal Channel Criswell tenha sentido necessidade de nos explicar as suas obras.

Lewis Bond é o nome por trás deste canal de YouTube. Diz que se dedica a criar conteúdo que examine a arte do cinema. Tem publicados mais de 20 vídeos, entre reviews de filmes, análises de movimentos cinematográficos, do uso da cor ou da composição e do Storytelling. Todos eles valem o teu tempo – mais não seja porque vais quase de certeza aprender qualquer coisa – mas aqui destacamos a série Directors.

Nela, Bond tenta decifrar os códigos usados pelos realizadores, as mensagens por trás das escolhas de cor, actores, música ou perspectivas. Cada vídeo tem entre 15 a 20 minutos, aproximadamente, e usa algumas entrevistas e citações dos directores e imagens dos filmes, o que até já trouxe alguns problemas ao canal. No Torrentfreak.com encontrámos a notícia de que Lewis Bond enfrentou no ano passado uma acção judicial por ter usado clips de filmes de Stanley Kubrick. De acordo com o próprio, foi processado por violação de direitos relacionados com o clássico A Clockwork Orange e teria que pagar cerca de 150,000 libras como multa. No artigo, é referido um vídeo onde Bond contava o sucedido mas o link já não existe e o seu trabalho continuou, o que nos leva a crer que a situação terá ficado resolvida.

Sem mais demoras, mostramos-te de seguida os vídeos que compõem a série até agora, com a promessa de que vão haver mais no futuro.

Hayao Miyazaki – The Essence of Humanity

<div style=”position:relative;height:0;padding-bottom:56.25%”><iframe src=”https://www.youtube.com/embed/2G7oeyOsfSg?list=PLsZPlgdMyS8DDiVOKDh0lt58FCPnDhhN0?ecver=2″ width=”640″ height=”360″ frameborder=”0″ style=”position:absolute;width:100%;height:100%;left:0″ allowfullscreen></iframe></div>

Yasujirô Ozu – The Depth of Simplicity

Stanley Kubrick – The Cinematic Experience

Andrei Tarkovsky – Poetic Harmony

Lars Von Trier – Deconstructing Cinema

David Lynch – The Elusive Subconscious

Aki Kaurismäki – Hopeful Cynicism

O Channel Criswell tem uma página no Patreon. Se por acaso gostaste mesmo do projecto e o queres apoiar, podes tornar-te seu patrono aqui.