Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Hayao Miyazaki, Yasujirô Ozu, Stanley Kubrick, Andrei Tarkovsky, Lars Von Trier, David Lynch e Aki Kaurismäki têm em comum o facto de serem realizadores mas têm em comum também o facto de terem alguns dos trabalhos mais metafóricos e indirectos da história do cinema. Talvez por isso, o autor do canal Channel Criswell tenha sentido necessidade de nos explicar as suas obras.
Lewis Bond é o nome por trás deste canal de YouTube. Diz que se dedica a criar conteúdo que examine a arte do cinema. Tem publicados mais de 20 vídeos, entre reviews de filmes, análises de movimentos cinematográficos, do uso da cor ou da composição e do Storytelling. Todos eles valem o teu tempo – mais não seja porque vais quase de certeza aprender qualquer coisa – mas aqui destacamos a série Directors.
Nela, Bond tenta decifrar os códigos usados pelos realizadores, as mensagens por trás das escolhas de cor, actores, música ou perspectivas. Cada vídeo tem entre 15 a 20 minutos, aproximadamente, e usa algumas entrevistas e citações dos directores e imagens dos filmes, o que até já trouxe alguns problemas ao canal. No Torrentfreak.com encontrámos a notícia de que Lewis Bond enfrentou no ano passado uma acção judicial por ter usado clips de filmes de Stanley Kubrick. De acordo com o próprio, foi processado por violação de direitos relacionados com o clássico A Clockwork Orange e teria que pagar cerca de 150,000 libras como multa. No artigo, é referido um vídeo onde Bond contava o sucedido mas o link já não existe e o seu trabalho continuou, o que nos leva a crer que a situação terá ficado resolvida.
Sem mais demoras, mostramos-te de seguida os vídeos que compõem a série até agora, com a promessa de que vão haver mais no futuro.
Hayao Miyazaki – The Essence of Humanity
Yasujirô Ozu – The Depth of Simplicity
Stanley Kubrick – The Cinematic Experience
Andrei Tarkovsky – Poetic Harmony
Lars Von Trier – Deconstructing Cinema
David Lynch – The Elusive Subconscious
Aki Kaurismäki – Hopeful Cynicism
O Channel Criswell tem uma página no Patreon. Se por acaso gostaste mesmo do projecto e o queres apoiar, podes tornar-te seu patrono aqui.