Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Estudantes do Instituto Politécnico do Porto desenvolveram uma solução baseada em tecnologia de ultra-sons e jatos de água que permite lavar a loiça em pouquíssimo tempo (6-12 minutos), poupando água e sem recorrer a qualquer detergente. A criação foi baptizada de Piavo e está a ser mostrada no Porto Design Factory.
Os jovens cientistas trabalharam durante dez meses num contexto de pós-graduação em inovação de produtos e serviços, em parceria com uma Universidade da Califórnia, nos EUA. Rui Coutinho, coordenador da Porto Design Factory, explica à agência Lusa que “se imaginarmos uma família de duas pessoas, que tipicamente demorará uma semana a conseguir encher a máquina de lavar, pode passar a ter uma solução que lhe permite lavar entre três a seis minutos toda a loiça de um jantar de forma ecológica, mais rápida e mais económica”.
Rui diz que a Piavo integra-se em qualquer banca da cozinha e adapta-se ao tamanho e necessidades do agregado familiar. O sistema promete ser rápido, eficaz e preciso, lavando os utensílios de cozinha em pouco tempo (6-12 minutos). O especialista do Politécnico do Porto batiza a Piavo de “inovação disruptiva”, isto é, são utilizadas tecnologias que “já existem em indústrias adjacentes, como a técnica de ultras-sons que existe em laboratórios e hospitais, transpondo essa inovação para contextos menos habituais/previsíveis”.
De acordo com uma aluna que integrou o projecto, os resíduos são limpos da superfície dos utensílios através “de ondas de frequência” que “criam vibração na água” e “provocam vácuo”, explica à Rádio Renascença Sara Trindade. Este processo é “bastante rápido e preciso” em comparação com o das máquinas actuais, conta.
A Piavo permite poupanças de energia substanciais, quando comparada com os gastos energéticos de uma máquina tradicional de lavar a loiça. Essas poupanças podem ser de 50%, de acordo com os testes já realizados, mas o valor pode variar consoante as casas das pessoas. A Piavo é também uma solução amiga do ambiente, pois a mesma água pode ser usada no máximo 5 vezes. A loiça pode ser lavada com ou sem detergente, com água quente ou água fria, dependendo da sujidade.
O desafio aos estudantes do Politécnico do Porto foi lançado pela Silampos, empresa de Oliveira de Azeméis que, durante os anos 1960, criou a primeira panela de pressão em Portugal. A Piavo pode ser vista até sexta-feira na Porto Design Factory, , uma plataforma experimental do Instituto Politécnico do Porto que iniciou trabalhos em 2013.