Museus nacionais com entrada grátis aos domingos a partir de 2 de julho

A proposta do PCP foi aprovada no Parlamento em novembro do ano passado. O PS foi o único a votar contra.

museus com entrada grátis em Portugal
 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

As entradas nos museus nacionais vão voltar a ser grátis aos domingos e feriados. O ministro da Cultura anunciou que a proposta presente no Orçamento de Estado vai ser aplicada a partir do dia 2 de julho.

A gratuitidade nos museus começa no primeiro domingo de julho”, afirmou Luís Filipe Castro Mendes, citado pelo Observador, numa audição na comissão parlamentar de Cultura.

A proposta do PCP foi aprovada no Parlamento em novembro do ano passado. O objetivo era a reposição da entrada gratuita aos domingos e feriados, até às 14h00, para todos os cidadãos residentes em território nacional. Todas as bancadas foram a favor da proposta, à exceção do PS que votou contra.

Trata-se de uma reposição porque em 2011, no governo do PSD, a gratuitidade das entradas acabou. Na altura, a medida foi justificada com a necessidade de verbas para conservar os museus e permitir horários de funcionamento mais alargados. A entrada grátis passou a ser só ao primeiro domingo de cada mês.

Em janeiro, Luís Filipe Castro Mendes, ministro da Cultura, explicou que aplicar a medida era difícil porque ia contra uma diretiva europeia. “Há uma diretiva europeia que não permite o que está previsto na lei, que é restringir aos residentes em Portugal essa gratuitidade“, explicou. Contudo, já em janeiro, o ministro garantiu “com certeza” que a lei ia ser posta em prática neste ano.

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!