O novo Skype é radicalmente diferente (e também tem Stories)

Se tiveres um Android, podes experimentar o novo Skype na versão beta.

Todos temos histórias e momentos marcantes com aplicações de chat. Do MSN ao Facebook Messenger, é normal associarmos uma ou outra app a determinados momentos ou hábitos que de certo modo marcam as nossas vidas. O Skype associa-se geralmente aos amigos que estão lá fora, com quem fazes video-chamadas, ou a reuniões e ao contacto diário com os colegas de trabalho remoto.

Mas agora a Microsoft – a sua detentora – quer mudar tudo isso.

A nova versão do Skype – que será lançada para Android, iOS, Windows e macOS (por esta ordem) – coloca a câmara no centro (onde é que já vimos isto?!). Quando inicias sessão, tens três separadores: o Chats, onde estão todas as tuas conversas individuais e de grupo; o Highlights, uma espécie de “stories”; e o Capture, a câmara que te permite partilhar fotos e vídeos (personalizadas com texto, emojis e desenhos) em chats e nos teus Highlights.

Em cada conversa, tens acessíveis os botões para fazer chamadas e videochamadas, assim como o da câmara. O Skype tem integração com serviços como o Giphy ou o YouTube, permitindo-te enviar um GIF ou um vídeo sem trocar de aplicação. Ah, e agora sabes há quanto tempo determinada pessoa está inactiva no Skype.

À semelhança do Messenger (mais uma), podes reagir a uma mensagem específica, escolhendo para tal um emoji – estão disponíveis cinco: uma cara triste, uma cara aborrecida, uma cara de espanto, uma cara divertida, um coração e um polegar para cima. Nas videochamadas também existem novidades, uma vez que agora podes partilhar fotos, emojis e stickers em tempo real.

O novo Skype chegará primeiro o Android e será lançado depois para iPhone. As versões para Windows e macOS, diz a Microsoft, estão previstas para os próximos meses. Se estiveres curioso por experimentar o novo Skype, podes sacar a versão Preview gratuitamente da Play Store.

Se estás à procura de uma versão mais “séria” do Skype para usares na tua empresa, tens o Skype For Business disponível.