O novo Twitter é surpreendentemente bonito

Disponível em todo o lado onde há Twitter: web, iOS, Android, TweetDeck...

novo Twitter bonito
 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

O Twitter anunciou esta quinta-feira um redesign completo de toda a plataforma, incluindo o twitter.com, as aplicações Android e iOS e o TweetDeck. Uma nova iconografia, formas circulares e uma simbiose elegante entre letras gordas e tipografia fina definem, em traços gerais, a identidade do novo Twitter, que já está disponível globalmente.

“Não é uma reinvenção do Twitter, mas antes uma actualização de design inspirada na actual simplicidade e beleza do Twitter enquanto plataforma”, explica em 140 caracteres o director de design do Twitter, Sean Jimenez. “Usámos o nome de código ‘Edge’ porque trabalhámos para fazer uma UI mais clara, simplificando, criando contraste e organizando (cantos mais distintos).”

Sean, que liderou a equipa de design neste processo, detalhou algumas das novidades numa série de tweets. Por exemplo, os títulos dos Moments estão mais destacados “para tornar a experiência mais próxima à de um serviço de notícias em tempo real e para ajudar as pessoas a encontrar o caminho” dentro da aplicação/site.

Nas aplicações móveis para iOS e Android, as fotos são agora vistas com um fundo a condizer, isto é, com a cor dominante da imagem, fazendo o Twitter parecer “uma janela para o conteúdo”, conforme explica Sean Jimenez.

Todos os botões são agora arredondados e os avatares aparecem em círculos. Nas apps, a navegação acontece em quatro separadores superiores ou inferiores, dependendo se é Android ou iOS – feed, pesquisa, notificações e mensagens. Clicando no avatar no topo da aplicação, abrimos um menu do lado esquerdo, onde temos atalhos para o perfil, as listas, os Moments e os resumos diários do Highlights e as definições.

Existe ainda um modo de alto contraste a pensar nos utilizadores com deficiências visuais. E, claro, o modo escuro mantém-se para os apreciadores e para os que querem usar o Twitter à noite.

No blogue oficial do Twitter é explicado que a redefinição da iconografia teve como objectivo torná-la mais intuitiva, “especialmente para aqueles que chegam ao Twitter pela primeira vez”. “Por exemplo, as pessoas achavam que o ícone de resposta, uma seta, significava excluir algo ou voltar para uma página anterior. Nós mudámos para uma bolha de discurso, um símbolo mais conhecido e amigável”, lê-se.

Outro detalhe é que, agora no Android e iOS, os números de retweets e favoritos actualizam em tempo real na aplicação, pelo que vais estar a fazer scroll e a ver as contagens subir.

Já podes experimentar o novo Twitter no site twitter.com, nas apps Android e iOS, no TweetDeck e na versão Twitter Lite, disponível para Android. Se não gostas do novo design do Twitter (ou precisas de mais tempo para te habituares, há uma extensão para Chrome que te permite voltar ao antigo.

(actualizado a 17/06/2017: adicionada a informação sobre a extensão)

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!