NSA disponibiliza projectos secretos no GitHub

Por todo o mundo, o GitHub é utilizado por inúmeras empresas e instituições para partilhar algum do seu conhecimento tecnológico, estimulando, assim, a inovação no mercado em que actuam.

NSA projectos secretos
 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

A Agência de Segurança Nacional norte-americana, mais conhecida pela sigla NSA, tem aumentado a sua presença pública depois das revelações de Snowden em 2013. Juntou-se ao Twitter e é a única conta que o delator e ex-funcionário da NSA segue naquela plataforma.

Agora a NSA criou uma página no GitHub, o principal directório de projectos open source (código aberto). Por todo o mundo, o GitHub é utilizado por inúmeras empresas e instituições para partilham algum do seu conhecimento tecnológico, estimulando assim a inovação no mercado em que actuam. É este o princípio do open source, ao qual a NSA decidiu juntar-se. No seu GitHub, estão alguns repositórios de código interessantes na área de segurança (e não só), que qualquer um pode descarregar e usar em projectos próprios. Ao todo, estão listados 32 projectos diferentes.

O The Next Web descreve resumidamente a NSA como uma das agências de inteligência envoltas em maior secretismo dos Estados Unidos; trabalham nela matemáticos e programadores de alto nível para romper códigos e obter informação sobre os adversários, defendendo o país contra ameaças digitais.

Conforme nota o The Next Web, não é surpreendente que a NSA tenha disponibilizado parte do seu conhecimento no GitHub. Para começar, é uma tradição antiga que tecnologias que antes estavam restritas a ambientes de defesa e inteligência passem a estar ao alcance do público em geral, sendo a Internet um excelente exemplo disso. Por outro lado, envolvendo-se com a comunidade de techies do GitHub a NSA pode limpar a sua imagem pública e potencialmente recrutar novos talentos.

O Shifter precisa de cerca de 1600 euros em contribuições mensais recorrentes para assegurar o salário aos seus 2 editores. O teu apoio é fundamental!