‘Galanga Livre’, a alforria de Rincon Sapiência

Procurar
Close this search box.
Rincon Sapiência Galanga Livre

‘Galanga Livre’, a alforria de Rincon Sapiência

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Rincon Sapiência lançou Galanga Livre, o seu primeiro álbum inspirado pela lenda do escravo Chico-Rei.

Enquanto o Brasil vivia um conturbado momento politico e social, o rapper brasileiro Rincon Sapiência lançou o seu primeiro álbum. Inspirado pela lenda do escravo Chico-Rei, Galanga Livre é um disco caracterizado por uma forte crítica social. Neste primeiro álbum, lançado no passado dia 25 de Maio, o artista revela uma enorme maturidade poética e musical, mediante uma forte sensibilidade social, sustentada por uma destemida discussão sobre a liberdade, uma constante ao longo do disco “Afro Rap trafique, conteúdo explícito, se a liberdade é contra a lei, meu conteúdo é ilícito”.

O título do álbum é uma clara referencia a Chico-Rei, o rei do Congo que se tornou numa lenda do Brasil, sobretudo na região de Minas Gerais. A história de Galanga, nobre africano que veio para o Brasil como escravo tornando-se mais tarde em Chico, responsável pela libertação de diversos escravos durante o Século XVIII, já serviu de inspiração para diversos filmes, textos e músicas ao longo das últimas décadas. Chegou o momento de Rincon Sapiência recuperar a memória deste herói da cultura negra brasileira.

Rincon Sapiência Capa

Rincon Sapiência é um MC que marca sobretudo pela sua originalidade e africanidade nas suas composições musicais, não só a nível lírico como sonoro. Manicongo (aka) apresenta aqui um disco carismático, repleto de personalidade, ritmos variados e crítica social. Ao longo de 13 faixas, viajamos pelas raízes africanas bem explícitas nas suas letras, abordando constantemente diversos temas e problemáticas relacionadas com a consciencialização e valorização do património africano no Brasil. É sobretudo um trabalho de reflexão sobre a liberdade em todos os sentidos, não só individuais como sociais. Os instrumentais são quase todos da autoria do próprio, num disco caracterizado por uma mixordia de sonoridades – “O trap, o rap, o samba, deu isso aqui, olá.”

O álbum, lançado pela Boia Fria Produções, conta com a co-produção, mix e direção de William Magalhães, e masterização de Arthur Joly. Podes fazer download gratuito do álbum Galanga Livre em: http://bit.ly/2qjYg6U.

Tracklist Galanga Livre:

1 – Intro
2 – Crime Bárbaro
3 – Vida Longa
4 – A Volta Pra Casa
5 – Meu Bloco
6 – Moça Namoradeira
7 – A Noite é Nossa
8 – Amores às Escuras
9 – A Coisa Tá Preta
10 – Benção (Ft. William Magalhães)
11 – Galanga Livre
12 – Ostentação à Pobreza
13 – Ponta de Lança (Verso Livre)

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt