Vem aí o OnePlus 5. Tudo o que já sabemos sobre ele

Telemóvel vai ser revelado no dia 20 de Junho.

OnePlus 5

A OnePlus conseguiu um estatuto curioso: ter um dos telemóveis mais aguardados do ano. Não são todas as marcas que podem estar ao lado da Samsung ou da Apple mas, desde 2014, com o lançamento do seu primeiro equipamento, a OnePlus tem reunindo uma legião de fãs, atraídos pelo baixo preço dos produtos tendo em conta as especificações dos mesmos.

O OnePlus 5, sucessor do OnePlus 3T, vai ser revelado dia 20 de Junho num evento na Índia e transmitido online, confirmou a fabricante chinesa. O salto na numeração – do 4 para 5 – tem que ver com o algarismo quatro ser considerado azarado na China. O burburinho em torno do OnePlus 5 já dura há meses mas intensificou-se agora.

Evan Blass, conhecido “estraga-surpresas” das empresas de tecnologia, tweetou as especificações do OnePlus 5 que encontrou numa página na Amazon: processador Snapdragon 835 de 2,35 GHz e com oito núcleos; e 8 GB de memória RAM. Blass partilhou também uma imagem do equipamento, a mesma que dias antes o site Android Police tinha avançado.

Outros leaks sugerem câmara dupla na traseira para melhores imagens em situações de pouca luz; e uma bateria maior, de 3 600 mAh, com carregamento ainda mais rápido. O ecrã AMOLED de 5,5 polegadas pode ter resolução Full HD ou 4K e ser curvo nos lados. Quanto a software, deverá correr o recente Android Nougat com a skin OxygenOS por cima.

Quanto a preço, é preciso notar que, desde o One, os OnePlus têm vindo a ficar mais caros. Se não vejamos: o OnePlus One custou 299 dólares; o OnePlus 2 saiu a 329 dólares; já o OnePlus 3 foi vendido a 399; e o OnePlus 3T fixou-se nos 439 dólares.

Se, em 2014, quando apresentou o primeiro telemóvel, a OnePlus era uma marca totalmente desconhecida, hoje os seus lançamentos são aguardados com expectativa. O marketing desta fabricante chinesa resultou. Hoje rivaliza com as grandes multinacionais, incluindo a Samsung, a Huawei e a Apple. O lançamento do OnePlus vai completar a prateleira de smartphones Android de 2017, onde já estão o Samsung Galaxy S8, o LG G6, o Huawei P10 ou mesmo o Mi 6 (da chinesa Xiaomi).