Apple acaba com iPod Nano e Shuffle

O iPod Touch ganhou novos preços.

 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

A Apple retirou do site a secção dedicada ao iPod Nano e ao iPod Shuffle. A partir de agora já só existe o iPod Touch (uma espécie de iPhone sem a função de telemóvel). “Hoje vamos simplificar a nossa linha do iPod”, anunciou um porta-voz da empresa.

O porta-voz explicou Business Insider que há novas versões do iPod Touch com novas capacidades de armazenamento a preços mais baixos – A versão de 32GB custa agora 239 euros e a versão de 128GB tem um custo de 359 euros.

O iPod Shuffle e o iPod Nano foram anunciados em 2005. De acordo com o site MacRumors, os dispositivos já não são atualizados desde Julho de 2015, altura em que tiveram novas cores e atualizações da capacidade de memória interna. As últimas mudanças mais “a sério” ocorreram em Outubro de 2012 para o iPod Nano e em Setembro de 2010 para o Shuffle.

As vendas dos produtos iPod têm vindo a descer nos últimos anos desde o pico, em 2008, quando foram vendidas 54,8 milhões de unidades. Em 2014, venderam-se 14,3 milhões de iPods (a partir desta data os relatórios da marca passaram a agrupar os produtos iPod na categoria Other products).

Em 2015  o iPod deixou de ter um separador dedicado no menu do site da Apple para dar lugar ao Apple Music (serviço de streaming da empresa). A substituição não surpreendeu ninguém, nem Tony Fadell, conhecido como um dos “pais” do iPod. “Em 2003 ou 2004, começámos-nos a interrogar sobre o que é que mataria o iPod. E já nessa altura, na Apple, sabíamos que era o streaming, explicou Fadell, aquando da descontinuação do iPod Classic.

Já em Janeiro de 2014 se falava sobre o fim da era do iPod, com as vendas a baixar 52% de 2012 para 2013. Por agora, ainda há o iPod Touch, mas já Steve Jobs apelidava o iPhone como “o melhor iPod que alguma vez fizemos”.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!