Boletim Tecnológico – 10 de Julho

As últimas novidades do mundo tecnológico.

Bem-vindo ao Boletim Tecnológico, um resumo das pequenas inovações tecnológicas que vão moldando o nosso quotidiano. Todas as semanas, às segundas de manhã, no Shifter.

Agora podes partilhar links nos teus snaps

O Snapchat continua a adicionar novas ferramentas à sua app para que os utilizadores possam ser mais criativos nas suas partilhas. Agora podes criar um “efeito tela verde”, substituindo um determinado fundo por outro, artificial – só tens de escolher um padrão colorido dos disponíveis na galeria da aplicação e recortar as pessoas que queres destacar à frente desse fundo.

Outra novidades são filtros de voz e funcionam exactamente como o próprio nome indica. Por fim, podes adicionar um link qualquer aos teus snaps – os utilizadores vão ver a tua foto e vídeo e fazer um swipe up para abrir um site directamente na app. Esta última ferramenta pode ser muito vantajosa para marcas, publicações e criadores (como youtubers) promoverem o seu trabalho.

Ler mais: The Next Web

Nokia volta a ligar-se à Carl Zeiss

A HMD, empresa que detém a marca Nokia, parece empenhada em relançar a marcante marca de telemóveis. No MWC, em Barcelona, lançou três smartphones – os Nokia 3, 5 e 6 – e ressuscitou o Nokia 3310. Agora parece querer fazer renascer uma parceria que outrora fez a Nokia destacar-se pelas câmaras dos seus equipamentos. As lentes Carl Zeiss vão regressar aos smartphones Nokia, podendo a marca fazer novamente da qualidade fotográfica uma das suas bandeiras. A Nokia e a Carl Zeiss podem estar a trabalhar num novo telemóvel com duplo sensor fotográfico, segundo Evan Blass.

Ler mais: Engadget

Google lança app para desenhar em VR

Quem tem uns óculos HTC Vive ou Oculus Rift e nunca trabalhou em modelação tridimensional pode agora usar uma nova aplicação da Google para dar asas à sua criatividade. Blocks é uma experiência de realidade virtual que te permite desenhar objectos 3D de forma muito facilitada. As criações usam, para tal, um baixo número de polígonos e podem ser guardadas como ficheiro ou exportadas para uso noutras experiências de realidade virtual.

Ler mais: Google Blog

Já podes reclamar na internet

Estava prometido para Julho e já está disponível. O Livro de Reclamações Electrónico está à disposição de qualquer cidadão com uma reclamação num destes cinco sectores de actividade: eletricidade, gás natural, comunicações electrónicas, serviços postais, água e resíduos. Numa segunda fase, o Livro de Reclamações Electrónico vai ser mais abrangente. A reclamação online deve ser objecto de resposta pelos fornecedores de bens e prestadores de serviços no prazo máximo de 15 dias úteis a contar da data da sua apresentação na plataforma digital.

Ler mais: Jornal de Negócios

Sticky AI, a nova “irmã” do Prisma

A equipa do Prisma, app de filtros artísticos que, quando lançada no Verão passado, teve um pico de popularidade fora do comum, tem um novo produto. O Sticky AI é uma aplicação que te permite stickers da tua pessoa para usares no iMessage, Messenger, WhatsApp e outro serviço de chat. Depois de abrires a app, podes tirar uma foto ou importar uma da galeria. O Sticky AI vai limpar o fundo da imagem e destacar apenas a(s) pessoa(s) num fundo transparente. Podes adicionar mais fotos semelhantes para criares um GIF e, antes da exportação, adicionar um filtro mais artístico e algum texto. Para já, está disponível apenas em iOS – Android em breve.

Ler mais: The Verge

[COR HEX NOKIA: #124191]