Boletim Tecnológico – 3 de Julho

As últimas novidades do mundo tecnológico.

Bem-vindo ao Boletim Tecnológico, um resumo das pequenas inovações tecnológicas que vão moldando o nosso quotidiano. Todas as semanas, às segundas de manhã, no Shifter.

Galaxy Note, “take 2”

Uma versão actualizada do Galaxy Note 7 vai começar a ser comercializada na Coreia do Sul na próxima semana. O equipamento foi lançado globalmente no Verão passado e retirado do mercado meses depois devido a deficiências na bateria de algumas unidades – o caso da explosão das baterias causou muitas dores de cabeça à Samsung, que durante vários meses passou por um mau momento de PR. Os novos Galaxy Note 7 serão vendidos como Galaxy Note Fan Edition por 699 600 KRW (qualquer coisa como 530 euros) e terá uma bateria mais pequena – de 3200 mAh e não de 3500 mAh. O Galaxy Note Fan Edition trará o mesmo software do Galaxy S8, incluindo a assistente pessoal Bixby, e antecipará o lançamento do Galaxy Note 8.

Ler mais: Android Authority

Google lança app para poupar dados móveis

Chama-se Triangle e está disponível de forma limitada na Play Store (ficheiro .apk disponível aqui), uma vez que ainda está em período de testes. Desenvolvida pela Google, é uma aplicação que promete ajudar os utilizadores a poupar dados móveis. Uma só app onde podes definir que serviços do teu telemóvel podem utilizar os dados móveis e por quanto tempo podem fazê-lo. O Triangle permite também criar uma VPN, protegendo todos os teus dados de navegação. Actualmente está em testes nas Filipinas.

Ler mais: The Next Web

Tinder Gold: saber quem gostou de nós

Se usas o Tinder, é provável que tenhas curiosidade em saber quem gostou de ti, fazendo um swipe na aplicação. O Tinder decidiu lançar essa funcionalidade, mas só para assinantes pagos. Precisas de subscrever o novo Tinder Gold para ter acesso à secção “Likes You”. O Tinder Gold vai estar disponível, para já, apenas em alguns países e é uma nova opção de subscrição que coexistirá com o Tinder Plus. Além do “Likes You”, o Tinder Gold oferece swipes ilimitados, cinco Super Likes por dia, a possibilidade de desfazer um swipe e um Boost por dia. “Vivemos num mundo em que cada momento conta, em que velocidade é igual a sucesso, estamos sempre em movimento e não podemos dar nos ao luxo de ter atrasos. Especialmente no nosso feed do Tinder”, lê-se na publicação no blogue a anunciar a nova funcionalidade.

Ler mais: TechCrunch

Vimeo cancela planos para serviço de subscrição

A concorrência é demasiado apertada e foi provavelmente esse factor que levou o Vimeo a recuar nos planos de lançar um serviço de subscrição. A estratégia da empresa passará por um maior foco na sua comunidade de criadores, uma clara vantagem da plataforma relativamente à restante oferta. O Vimeo é a casa dos filmmakers independentes – o local que inúmeros jovens realizadores e produtores escolhem para mostrar, gratuitamente, o seu portfólio. A ideia do Vimeo em lançar um serviço de subscrição passava por investir dezenas de milhões de dólares na criação de programação original que depois pudesse ser distribuída através da sua plataforma. Olhando para a concorrência, o Vimeo teria de enfrentar o Netflix, com o seu orçamento avultado para séries originais e os seus 100 milhões de utilizadores a nível global, o Amazon Prime Video e também o YouTube, que tem nos EUA um plano de assinatura chamado YouTube Red e focado nos chamados influenciadores.

Ler mais: The Hollywood Reporter

Inteligência artificial no Instagram para bloquear comentários ofensivos

O simples reconhecimento de palavras não é suficiente para manter as caixas de comentários do Instagram saudáveis. Por isso, a empresa vai utilizar inteligência artificial para limitar o spam e os comentários de ódio na plataforma. Uma vez activado o filtro automático de comentários nas definições da aplicação, palavras consideradas ofensivas ou comentários de spam serão filtrados imediatamente. O filtro de spam é capaz de bloquear comentários em português e outras línguas, mas o reconhecimento de linguagem de ódio está para já disponível apenas em inglês. Os utilizadores poderão ver na mesma todos os comentários, uma vez que os abusivos ficarão apenas escondidos do público, e poderão ainda apagar comentários que escapem à inteligência artificial.

Ler mais: Wired

[COR HEX TINDER: #F5595A]