As melhores Curtas de Vila do Conde vão viajar pelo país

As extensões do festival vão levar a diversos pontos do país algumas das curtas-metragens galardoadas no festival.

Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

O Festival de Curtas do Vila do Conde já é um símbolo do cinema nacional. Com 25 edições numa cidade onde poucos provavelmente lhe auguravam futuro, tem vindo ano após ano a reinventar-se e a levar até ao público português cinema de altíssima qualidade nesse formato específico. Com uma mistura sempre equilibrada entre obras nacionais e estrangeiras, este ano não é excepção e como nem todos podem ir até Vila do Conde para assistir a curtas, as extensões volta a ganhar destaque.

A 25ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema terminou no passado dia 16 de julho com o anúncio dos premiados. Como habitual, as extensões do festival vão levar a diversos pontos do país, algumas das curtas-metragens galardoadas no festival. Desde 17 de julho e até outubro, Braga, Porto, Lisboa, Coimbra, Vila Real, Leiria, Caldas da Rainha, Setúbal, Castro Verde, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, receberão filmes tanto da seleção nacional como internacional do festival.

No programa “Best of Curtas Vila do Conde” serão apresentados os filmes “My Burden” de de Niki Lindroth Von Bahr (Prémio Melhor Animação); “Retouch” de Kaveh Mazaheri (Prémio do Público Niepoort da Competição Internacional); “Surpresa” de Paulo Patrício (Prémio do Público SPA da Competição Nacional) e “Os Humores Artificiais” de Gabriel Abrantes (Prémio Blit para Melhor Realizador). Estes dois últimos trabalhos de realizadores nacionais que têm merecido a atenção global, veja-se a nomeação da obra de Gabriel Abrantes para os European Film Awards, ou, o prémio que “Surpresa” de Paulo Patrício ainda há dias arrecadou no Brasil.

Nesta 25ª edição, o Curtas Vila do Conde apresentou uma extensa carta branca composta por filmes exibidos no festival em anos anteriores e escolhidos por 25 personalidades. No programa das extensões será apresentado um excerto dessa carta branca com: “The Dam Keeper” de Robert Kondo e Dice Tsutsumi, a escolha de Manuela Azevedo (Clã); “A Story for the Modlins” de Sergio Oksman, uma escolha de Eduardo Brito; e “Bicicleta” de Luís Vieira Campos, o filme escolhido pelo jornalista Ricardo Alexandre.

A pensar nos mais novos, a sessão “Curtinhas” apresentará os premiados nesta competição, onde o próprio júri é composto por crianças: “Jubilee” de Coralie Soudet, Charlotte Piogé, Marion Duvert, Marion El Kadiri e Agathe Marmion (Menção Honrosa M/3); “Lost in Spring” de Fred Leao Prado Wall (Menção Honrosa M/6); e “Revolting Rhymes, Part One” de Jakob Schuh (vencedor do Prémio MAR Shopping do Curtinhas).

Entre 22 e 24 de setembro, os Fóruns FNAC do NorteShopping, Gaia Shopping, MAR Shopping e Santa Catarina exibem, em sessões gratuitas, os filmes “Surpresa” de Paulo Patrício, “De Gente se Fez História” (Prémio Take One!) e “Os Humores Artificiais” de Gabriel Abrantes.

As paragens por Lisboa e Braga, e a primeira passagem pelo Porto, já foram mas tens sempre uma série de alternativas não muito distantes para poderes ver os imperdíveis vencedores da 25ª Edição do Festival de Curtas de Vila do Conde.

Calendário das Extensões: 


PORTO – 
Cineclube do Porto

02 Ago – Best of Curtas

COIMBRA – Fila K Cineclube

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

01 Ago 21:40 Best of Curtas Vila do Conde

VILA REAL – Teatro de Vila Real/ Short Circuit Vila Real

Praça Cénica

23 Ago 22:00 Best of Curtas Vila do Conde

LEIRIA – Teatro José Lúcio da Silva

20 Set 11:00 Curtinhas

20 Set 21:30 Curtas 25 anos Carta Branca

21 Set 21:30 Best of Curtas Vila do Conde


CALDAS DA RAINHA – 
Centro Cultural e Congressos Caldas da Rainha

24 Set 18:00 Best of

SETÚBAL – Casa da Cultura

29 Set  10:30 e 15:00 Best of Curtas Vila do Conde

CASTRO VERDE – Fórum Municipal

11 Out Curtas 25 anos Carta Branca

18 Out Best of Curtas Vila do Conde

FNAC

Fóruns FNAC Norteshopping, Gaia Shopping, Mar Shopping e Santa Catarina

entre 22 e 24 de Setembro Best of Curtas Vila do Conde – Nacional

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.