DJ Caique: o padrinho da lusofonia

DJ Caique é um consagrado produtor brasileiro, fundador da label 360 Graus Records, bastante conhecido pelas suas mixtapes Coligações Expressivas.

DJ Caique Coligações Expressivas

Dj Caique é um consagrado produtor brasileiro, fundador da editora 360 Graus, amplamente reconhecido pelas suas mixtapes Coligações Expressivas. Cresceu na era de ouro do hip hop e foi em 1994 que teve o seu primeiro contacto com o rap, tornando-se DJ mais tarde, em meados de 2000.

Em 2002 teve o seu primeiro contato com software de produção, Fruity Loops, iniciando a sua caminhada como produtor autodidata. Foi desde o início incentivado por Rodrigo Ogi, que acabou por ser um dos primeiros MC’s a utilizar os seus instrumentais, no disco Missões e Planos, no seu grupo ContraFluxo. Em 2005, Caique começa a canalizara sua energia também para a caneta, escrevendo as primeiras rimas sob o alter ego de Caligari.

A mixtape/compilação Coligações Expressivas, o projecto de maior exposição do artista, começou a ser idealizado em 2004. Motivado pela necessidade de expandir a sua audiência, DJ Caique tomou a iniciativa de juntar rappers de diversos locais e nacionalidades para rimar nas suas produções, promovendo a comunhão entre a velha e a nova escola do rap ao longo. A primeira mixtape da série foi lançada em 2005 e em 2015, para comemorar uma década de existência, foi editado um disco duplo. Nessa que foi a terceira edição de Coligações Expressivas, estão presentes 44 faixas, nas quais mais de 50 rappers, oriundos do Brasil e de Portugal, rimam por cima dos seus instrumentais.

DJ Caique está actualmente a preparar a Coligações Expressivas 4 e começou em Março a mostrar os singles que o vão compôr a nova edição. Ao todo já foram disponibilizadas no YouTube 8 faixas, caracterizadas por uma forte mensagem política e social, e fiel às origens do hip hop. Confirmadas estão as presenças de TheGust MC’s, Froid, MV Bill, Kmila CDD, NGA, Menestral, 1Kilo, Xamã, Azagaia, Clara Lima, Tati Botelho e Cris SNJ .

Em Janeiro, Caique disponibilizou um instrumental para quem quisesse participar na próxima mixtape, dando uma óptima oportunidade aos novos talentos da comunidade lusófona. Os três melhores serão escolhidos e, através do feedback do público, um deles irá ser selecionado a integrar o próximo projecto do produtor.

Dj Caique já produziu discos de artistas como MV Bill, Rashid, Projota,ou Rodrigo Ogi; e ao longo da sua carreira fez participações com nomes como Edi Rock (Racionais MC’s), MC Sombra (SNJ), Xís, Pentágono, Shawlin, Froid, Sam The Kid, Dealema,Valete, KidMc, 3030, Haikaiss, entre outros. Em Portugal para além das participações já mencionadas nas suas mixtapes, também colaborou num passado mais recente com o colectivo Força Suprema, nomeadamente com Deezy, Masta e Monsta e com o rapper Piruka.

No final do ano DJ Caique disponibilizou uma série de 5 vlogs no youtube em que atravessa o Oceano Atlântico para se encontrar alguns dos maiores nomes do rap português. Desses encontros nasceu a oportunidade perfeita para aproximar Brasil, Portugal e a África Lusófona, naquela que terá sido a ocasião perfeita para preparar a Coligações Expressivas 4. Nesta viagem por Portugal aproveitou reestabelecer ligações às suas origens familiares e para estar alguns dos nomes mais influentes do panorama musical português como Mundo Segundo e Sam The Kid, Maze, Bezegol e o grupo Força Suprema.