Uma das melhores revistas de ficção científica está disponível online

A revista que contou com colaboradores como Arthur C. Clarke e Isaac Asimov está agora disponível online.

Revistas de ficção científica foram responsáveis pelo amadurecimento desse género literário e também cinematográfico, com histórias a explorar temáticas mais sofisticadas e focadas em questões científicas e sociais plausíveis. A Science Fiction Magazine foi um dos títulos mais importantes.

Editada nos Estados Unidos, país que influenciou a cultura global nos tempos modernos, a Science Fiction Magazine foi fundada por Horace Leonard Gold depois da Segunda Guerra Mundial. Nessa altura, a maior publicação do género, a Astounding Science Fiction, estava a perder terreno, com os leitores americanos a encontrar novas opções de entretenimento, como a rádio e a televisão.

Agora a revista que nos deu histórias como “Fahrenheit 451” de Ray Bradbury e “The Demolished Man” de Alfred Bester e contou com colaboradores como Arthur C. Clarke e Isaac Asimov está disponível online, no directório Archive.org. São 355 edições diferentes, publicadas entre 1950 e 1976. O site Open Culture nota que não é o arquivo completo da Science Fiction Magazine mas que anda lá perto.

A Galaxy Science Fiction ficou conhecida por o seu foco em temáticas sociais em vez de tecnológicas, que deram um sub-género próprio (New Wave). Entre 1950 e 1960, o autor Frederik Pohl ajudou o primeiro editor da revista, H.L. Gold, a fazer dela uma referência. Já com uma variedade maior de editores, a revista foi vendida em 1969 mas não perdeu qualidade. O último número saiu em 1980.

Através do Archive.org, podes descarregar a Science Fiction Magazine numa variedade de formatos, incluindo PDFs de alta resolução.