‘Madre Paula’, a nova série histórica da RTP

Estreia esta quarta-feira, às 22h30, na RTP1.

A aposta da RTP na ficção nacional prossegue, com séries de todo o tipo e feitio. Madre Paula é a mais recente produção com o carimbo da estação pública – uma série histórica sobre um romance proibido entre Paula, uma freira do Convento de Odivelas, e o rei D. João V.

Madre Paula é baseada no romance de Patrícia Muller, com o mesmo título, e adaptada pela própria para televisão. Estreia esta quarta-feira, às 22h30, na RTP1, e vai ser transmitida semanalmente neste horário. Serão 13 episódios de 45 minutos.

Apesar de romanceada, trata-se de uma história real, que Patrícia Muller investigou durante um ano com a ajuda da historiadora Máxima Vaz, especialista no concelho de Odivelas, ao longo de muitas visitas à Torre do Tombo, à Biblioteca Nacional e ao túmulo de Madre Paula. Madre Paula, o livro, foi publicado há três anos e agora vai chegar a um público mais alargado com produção da Vende-Se Filmes e o apoio do ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual), que financiou o projecto em 365 mil euros.

Os 13 episódios vão retratar os 13 anos que Paula e D. João V viveram apaixonados, num tempo em que a devassidão reinava nos conventos, que eram visitados regularmente por homens poderosos da corte, da nobreza e do clero, à procura de satisfação sexual. O amor entre Paula e D. João V, o Magnânimo, só começa depois de a primeira se envolver com o conde de Vimioso, o primeiro homem da sua vida, interpretado na série por Nuno Janeiro. Para o rei, a freira não foi apenas mais uma amante – Paula desafiava-o, respondia-lhe, estava à altura dele. Deste relacionamento, resultaram vários filhos, entre os quais D. José de Bragança.

Joana Ribeiro e Paulo Pires encabeçam o elenco como Paula e D. João V, respectivamente. A série conta com outros actores, entre eles Sandra Faleiro, Miguel Nunes, Dinis Gomes, André Nunes, Pedro Lacerda, Guilherme Filipe, Miguel Moreira, Maya Booth, Maria Leite, Filipe Vargas e Romeu Costa, além de Nuno Janeiro.