Conhece os bastidores do TNSJ e do Mosteiro de São Bento da Vitória em Agosto

O Porto de portas abertas.

Foto de: Jorge Garcia/ CM Porto

Em Agosto, o Teatro Nacional São João (TNSJ) e o Mosteiro de São Bento da Vitória vão mostrar ao mundo os bastidores dos espaços onde acolhem, diariamente, teatros e espetáculos. As visitas guiadas – com tradução em inglês, francês e espanhol, e que contam agora também com videoguia em Língua Gestual Portuguesa – pretendem promover o conhecimento cultural destes dois monumentos emblemáticos do Porto, junto do público nacional e estrangeiro. O preço para a entrada no TNSJ é de cinco euros e no Mosteiro de São Bento da Vitória de três euros, mas para quem quiser visitar os dois edifícios, há um bilhete conjunto pelo preço de seis euros. A entrada é gratuita para todas as crianças até aos 10 anos, quando acompanhadas por adultos.

As visitas no TNSJ realizam-se de Terça-feira a Sábado, às 12h30, para um total de 20 pessoas, sendo que no dia 19 de agosto, há uma sessão com um intérprete em Língua Gestual Portuguesa. Durante o percurso, são descobertos os vários espaços do teatro, como a sala de espetáculos, a sala de ensaios, os camarins e as zonas técnicas. Já no Mosteiro de São Bento da Vitória, as visitas decorrem de segunda a sexta-feira, às 12h00, e no dia 6 de agosto, às 15h00, para 30 pessoas, no máximo, há uma sessão que contará também com um intérprete em Língua Gestual Portuguesa. No Mosteiro, será possível conhecer o magnífico Claustro Nobre, a sala do antigo Tribunal Militar, o Centro de Documentação do TNSJ e a exposição Noites Brancas, que contempla cenografias e objetos de produções do TNSJ. Até ao momento, cerca de seis mil pessoas já conheceram os bastidores dos dois monumentos, contando com a oportunidade de experienciar o mundo do teatro e das artes com uma maior proximidade.

O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.