O Wareztuga não voltou, nem voltará

“O Wareztuga NUNCA mais voltará ao activo”, garantem os criadores do site original.

Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Em 2015, quando o Wareztuga, o maior site português de pirataria de filmes e séries anunciou a sua despedida, o Netflix tinha acabado de chegar a Portugal. Dois anos depois, as opções legais de streaming disponíveis em Portugal são em maior número – N Play, Amazon Prime Video, Filmin… – mas nem isso terá desincentivado o nascimento de um novo Wareztuga.

O site esteve disponível durante poucos dias num domínio diferente do original, wareztuga.co, e não terá sido criado pelos verdadeiros autores do Wareztuga. Num comunicado disponibilizado na morada oficial, wareztuga.tv, e partilhado também no r/portugal no reddit, garantem que “o wareztuga nasceu e morreu connosco”, acrescentando que “é com alguma tristeza que temos observado a criação de vários sites utilizando os nossos layouts, alguns deles fazendo-se inclusive passar por nós, com nomes ou domínios idênticos”. E deixam bem claro: “o Wareztuga NUNCA mais voltará ao activo”.

Na mesma mensagem, os criadores do Wareztuga deixam um aviso importante: “muitos dos sites com a palavra ‘wareztuga’ no seu domínio, têm apenas como objectivo roubar dados aos seus utilizadores ou lucrar à custa da credibilidade que o Wareztuga construiu durante anos. Por isto, desaconselhamos a criação de contas e jamais, em circunstância alguma, coloquem os vossos dados pessoais nos mesmos. Temos inclusive informações de que o site que tem sido associado a nós pelos orgãos de comunicação social nos últimos dias, passa as passwords sem encriptação para o seu servidor e tem acesso a todas elas de forma explícita. O que facilmente lhes permitirá ter acesso a contas de e-mail, Facebook, etc. dos seus utilizadores.”

Quando surgiu esta semana, o wareztuga.co apresentava um layout muito semelhante ao do Wareztuga original. O site, entretanto, parece já não estar disponível e a thread no Reddit onde foi mencionado pela primeira vez foi eliminada.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.