O Firefox está mais rápido e mais prático

Processamento mais rápido e o envio de ficheiros até 1GB são os trunfos.

 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Há muito que nos corredores da tecnologia se ouve falar do aguardado retorno da raposa de fogo (fire fox) e, ontem, tudo pareceu poder ficar mais próximo com o lançamento para testes de três funcionalidades bastante interesantes.

A vida do browser 100% ético e open-source, liderado pelo grupo Mozilla, não tem sido fácil com o Google Chrome a dominar o market share mas a equipa por trás deste acarinhado projecto com sólidas raízes na cultura da internet não deu tréguas, apostando na repogramação do core do browser a ponto de o tornar de novo competitivo.

Em Junho de 2017, Nick Nguyen dava conta, num comunicado no site da empresa, que o balanço entre consumo de memória e velocidade de navegação tinha sido atingido no melhor ponto de sempre. Um mês mais tarde, anunciava mais progressos no chamado multi-process browsing e lançava uma campanha de vídeo:

Agora, à entrada de Agosto, a Mozilla junta a esses avanços três funcionalidades – em modo experimental – que podem entusiasmar os internautas. O Voice Fill – um sistema de pesquisa por voz, o Notes – um bloco de notas no próprio browser, e aquela de todos falam, um sistema de envio encriptado de ficheiros até 1 GB, chamado Send.

Todas estas novas features enquadram-se na estratégia normal da empresa totalmente dedicada à comunidade e somam-se a outras experiências em teste como o Snooze Tabs ou os Mini-Vids.

https://testpilot.firefox.com/experiments/ é o site onde podes descarregar o teste piloto do browser bem como os diferentes add-ons. A ideia é que o desenvolvimento seja apoiado pelos insights da comunidade para que com a ajuda de todos, o Firefox volte ao lugar de referência que teve outrora na internet, especialmente junto de um público mais dedicado.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!