Criança descobre erro no Museu de História Natural em Londres


Charlie (direita) foi o rapaz que encontrou o erro. Foto: BBC

O Museu de História Natural em Londres admitiu que tinha um dinossauro mal identificado em exposição. Na imagem estava um dinossauro com quatro patas (protocerátopo) que não era o oviráptor – que é bípede. A correção foi feita por Charlie, uma criança de 10 anos com síndrome de Asperger.

Enquanto as outras crianças andavam à procura dos dinossauros, o Charlie preferiu “ler informações sobre eles”, contou à BBC. “Encontrei uma comparação com o dinossauro ao lado e vi que dizia oviráptor, mas a forma do dinossauro estava errada e contámos a um membro da equipa do museu”, explicou Charlie, referindo-se a esta placa:

Foto: BBC

A mãe explica que “ele adora paleontologia desde muito novo e começou a ler enciclopédias desde os três anos”. “O Charlie tem síndrome de Asperger e, por causa disso, quando ele gosta de um tema, ele tenta descobrir tudo sobre ele. Quando ele nos contou, dissemos ‘Ok, nós sabemos que és bom, mas este é o Museu de História Natural”, contou a mãe da criança.

Entretanto, um porta-voz admitiu o erro e referiu que a galeria foi remodelada várias vezes. A informação vai ser corrigida. Além disso, o museu enviou uma mensagem de agradecimento para o Charlie:

Foto: BBC

O oviraptor é “um pequeno carnívoro com um focinho semelhante ao bico de um papagaio”, como se pode ver na imagem abaixo retirada da Enciclopédia Britânica e não tem nada a ver com a placa:

Foto: Encyclopædia Britannica, Inc.