Ilustrações simples de ideias complexas

Filosofia para totós... e não só!

Há temas difíceis de sintetizar e representar graficamente. A filosofia é, por tradição ou preconceito, um desses temas. Sempre que pensamos num conceito mais profundo somos invadidos por a ansiedade típica de um tema complexo e rapidamente desviamos o nosso foco. Não é sexy – ou não estamos, talvez, habituados à contemplação necessária para apreciar e nos apercebermos da sua sensualidade e rapidamente desistimos, até dos conceitos mais simples.

Foi sob essa premissa, e tentando colmatar essa falha, que um estúdio espanhol criou os Philographics – uma série de pósteres minimalistas sobre conceitos filosóficos. No total são 48 ilustrações que sintetizam conceitos mais ou menos difíceis de um modo muito simples e apelativo. O projecto culminou na edição de um livro e dos diversos pósteres que podem ser adquiridos no site do estúdio, onde podes também encontrar a coleção completa.

Em baixo podes encontrar a nossa selecção com alguns dos nossos exemplares preferidos.

A ideia de que nenhuma crença pode ser vista como uma verdade absoluta, tendo apenas um valor relativo em função do contexto em que se insere ou do quadro de referência.
A visão filosófica de que o mundo e a existência humana não tem nenhum significado, verdade ou valor.
A ideia de que qualquer juízo ético é uma expressão pura da atitude de mudança que uma pessoa quer aplicar a outra.
A visão que enfatiza o grupo sobre o indivíduo, geralmente associado à ideia de que o “bem maior” do grupo é mais importante que o bem estar de cada um dos indivíduos.
A teoria que defende que a razão humana pode ser a base de todo o conhecimento.
A ideia de que o o auto-controlo físico e emocional conduzem a um estado de paz e força interior que permite viver uma vida mais feliz.
Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.