Este site tem uma mensagem para ti mas só a podes ver offline

Queres ser produtivo?

 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Um programador norte-americano e “defensor do offline”, Chris Bolin, criou um site que funciona quando não estás ligado à net. A página contém um manifesto sobre a cultura do “sempre ligado” e o fluxo de notificações que dispersa constantemente a nossa atenção – um texto que só fica visível quando em offline.

“Queres ser produtivo? Basta desligar, pois manter uma ligação constante à internet é manter uma ligação constante com interrupções, tanto externas como internas”, lê-se no dito manifesto. Chris refere que o seu site é uma pequena experiência sobre a atenção que damos no online: o programador explica que os dispositivos modernos, como os telemóveis e computadores, são “plataformas incríveis para novos conteúdos” mas não nos permitem devorar esses conteúdos durante horas como às vezes acontece quando lemos um romance.

“Conteúdo que só pode ser acedido offline pode forçar os criadores a pensar de forma diferente. Reparem nesta página: não há um único link, não há nenhuma nota de rodapé para distrair os leitores. Quantos bons artigos, deixaram a metade da leitura porque clicaram num link sublinhado? Quando estão offline, este é o único lugar que podem estar”, escreve.

O site de Chris está disponível aqui: chris.bolin.co/offline.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!