Das ruas de Street Fighter, para o mundo da publicidade

Quando os personagens dos jogos invadem o mundo real.

 

Temos dito que os videojogos cada vez têm ganho mais terreno no espaço mediático. O crescimento de uma geração habituada (ou devemos dizer viciada?) em videojogos cria naturalmente o potencial para que as referências destes universos ganhem expressão na sociedade civil.

Um dos melhores exemplos e, por excelência, a área que mais proveito tira deste tipo de consenso é a publicidade, que não perde uma oportunidade de associação entre os produtos e tudo o que sejam símbolos populares e que passem a mensagem da marca. Começou algures no campo das celebridades, foi ‘descendo’ até aos influencers, e agora uma nova tendência parece estar a chegar: os personagens de videojogos.

O exemplo desta vez nem é pioneiro, só um dos mais engraçados. A marca japonesa de gel para o cabelo J-Gel escolheu a personagem Guile do clássico Street Fighter para figura central da sua comunicação. Se te lembras da personagem perceberás a associação óbvia, visto que o cabelo de Guile é praticamente inamovível, mesmo no meio de tanta porrada.

O primeiro destes casos a chegar a público e, à imprensa, terá sido o de Final Fantasy, com as personagens a ser utilizadas para vender Noodles e Nissans. Já no princípio deste ano o mesmo Street Fighter tinha sido usado pela Toyota para promoção do modelo crossover, como podes ver abaixo.

Gostaste do que leste? Quanto vale conteúdo como este?

Trabalhamos todos os dias para te trazer artigos, ensaios e opiniões, rigorosos, informativos e aprofundados; se gostas do que fazemos, apoia-nos com o teu contributo.