Após duas décadas de operação, a sonda Cassini da Nasa vai terminar agora a sua impressionante viagem de exploração do planeta Saturno, apelidado de Grande Final. Lançada em 1997, a sonda Cassini viajou durante sete anos até entrar em órbita de Saturno em Junho de 2004, onde realizou um estudo detalhado do planeta, dos seus anéis e das suas luas.
O Grande Final de Cassini não se refere apenas ao mergulho final da sonda em Saturno, acabando assim a sua fantástica aventura pelas luas e anéis deste planeta. Desde Abril de 2017 que esta sonda tem entrado em zonas inexploradas de Saturno, entre a atmosfera do planeta e a zona mais interior dos seus anéis, permitindo recolher informação essencial sobre os campos magnético e gravítico do planeta, assim como a composição dos seus anéis. Esta exploração só poderia ser realizada na fase final da missão, já que acarreta vários riscos para a sonda.
O mergulho final de Cassini na atmosfera de Saturno foi deliberado por parte da NASA, de modo a garantir o controlo da sonda até aos seus momentos finais, e evitar assim colisões com uma das suas luas, em especial Titã e Encelado, o que poderia comprometer explorações futuras.
Apesar do desaparecimento da sonda Cassini após o seu mergulho final, a enorme colecção de informação durante a sua extensa missão irá com certeza permitir novas descobertas durante muito mais décadas.
O grande final da sonda Cassini está previsto para perto das 13h e tem transmissão em directo no youtube da agência espacial norte-americana:
O centro de controlo da missão também está a ser transmitido em directo e em 360º para uma experiência ainda mais imersiva: