Uma tipografia que transforma números chatos em gráficos úteis

Uma imagem vale mais que mil palavras e um gráfico vale bem mais que mil números na explicação de certas informações.

 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Interpretar variações de dados, perceber rápida e intuitivamente informação numérica nem sempre é um desafio fácil, nem muito interessante. Se esse problema é frequentemente resolvido com recurso a gráficos, a necessidade de software próprio para o efeito pode dificultar a tarefa. Se pensarmos, por exemplo, na implementação de um gráfico num site em WordPress, isto implica a criação de uma imagem isolada do texto, a utilização de um plugin.

É sobre essas duas nuances que incide a proposta do estúdio de design londrino After The Flood, um tipo de letra que cria automaticamente gráficos in-line (na linha do texto) de pontos ou barras. Max Gardner, fundador do estúdio responsável pelo projecto revela em entrevista à Fast.Co que o maior objectivo desta ferramenta é trazer para os headlines informação de uma forma completamente nova, revelando a sua esperança naquilo que acredita ser uma verdadeira possibilidade de reinvenção da experiência de informação online. Quer para produtores, quer para consumidores. Na visão da agência integrar os gráficos directamente no texto será uma forma de trazer informação quantitativa para o público online sem a necessidade de programação.

A fonte pode ser descarregada directamente do site da agência e depois de instalada pode ser utilizada em qualquer programa que suporte fontes de terceiros (como o Word ou o Illustrator, por exemplo). Para criar os gráficos basta selecionar o tipo de letra e escrever os valores entre chavetas separados por vírgulas – por exemplo 123{10,20,30,40,50,60,70,80,90,100}789.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!