Orwell tem uma palavra a dizer sobre a Catalunha

Um importante testemunho da existência e resistência de identidade catalã.

Homenagem à Catalunha

Uma das melhores coisas dos livros é a possibilidade de nos transportarem pela história até cenários longínquos e contextos completamente inimagináveis, essa costuma ser a maravilha da ficção. Por outro lado, há livros em que, a esta função de nos fazer viajar pela fantasia, se soma outra, a de nos mostrar que os conflitos de hoje são tudo menos originais, tudo menos fruto da nossa imaginação.

George Orwell é um pródigo desta última categoria. Tem em 1984, uma distopia que aclara alguns fantasmas da contemporaneidade, a sua obra de maior referência mas não foi só sobre o Big Brother que o inglês escreveu. Para além desta sua reflexão distópica da sociedade de estado e de outros livros na mesma onda e em diferente direção como A Quinta dos Animais, há um que se adequa particularmente aos dias de hoje, sobre a resistência catalã.

Se os factos e o contexto da escritura do livro não são logicamente os que hoje se verificam, Homenagem à Catalunha é um importante marco que nos recorda da antiguidade do conflito que por estes dias volta a emergir. Em Homenagem à Catalunha, Orwell relata com distinto rigor a resistência do povo catalão ao domínio central, à data, Franquista e os conflitos internos que essa luta encerrava, estabelecendo, como outros autores, uma nova perspectiva sob este conflito e conservando simultaneamente na sua literatura as razões da luta de um movimento social.

Orwell, que se distinguiu pela sua capacidade narrativa complexa e por uma acutilância na escrita típica de um anarquista utópico, partilha em Homenagem à Catalunha um relato pessoal sobre a sua experiência vivida in loco nos anos finais da guerra civil de Espanha. Controverso à luz da organização social que conhecemos, este livro é um importante testemunho da existência e resistência de identidade catalã.

O Shifter é gratuito e sempre será. Mas, se gostas do que fazemos, podes dar aqui o teu contributo.