Sites portugueses são dos mais lentos a carregar em telemóveis, revela Google

Sector do Entretenimento e Media apresenta o melhor desempenho; Governo e Educação o pior. Sites móveis alemães são os mais rápidos do estudo da Google (8,1 segundos), mas mesmo assim ainda longe do ideal (3 segundos)

 
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O tempo médio de carregamento dos websites móveis na Europa é de cerca de 9,124 segundos – mais de 6 segundos do que as melhores práticas dos 3 segundos. A conclusão é de um estudo da Google que para isso analisou o tempo de carregamento de anúncios de páginas principais de 17 países europeus e de 11 indústrias diferentes.

Os resultados mostram que apesar de mais de 50% do tráfego ser actualmente móveis, os negócios europeus não parecem prontos para esta realidade. A Alemanha revela o melhor desempenho com um tempo média de 8,1 segundos enquanto que em Portugal o tempo médio é de 10,2 segundos.

Um estudo recente da Google mostrou que 53% das visitas eram abortadas se o website móvel demorasse mais de 3 segundos a carregar. Algo que piora ainda mais à medida que o tempo de carregamento aumenta. Por exemplo, quando se coloca um utilizador de móvel à espera entre 1 e 5 segundos, a probabilidade de saída salta para os 90% e com mais um segundo sobe para os 106%.

De acordo com estudo da Google para medir ao índice de velocidade, os sites móveis que revelaram os melhores desempenhos foram os de Classificados com um tempo médio de carregamento de 8,148 segundos, seguido dos sites de Finanças com 8,227 segundos e Governo e Educação com 8,600 segundos. Por ironia, os sites de Retalho apresentaram os piores desempenhos do estudo com 10,290 segundos, seguido pelo sector automóvel com 10,259 segundos.


“Os resultados deste estudo deverão ser olhados com atenção. Atendendo que quase um em cada três compras on-line decorrem hoje no móvel é fácil ver que existem imensos motivos para melhorar a velocidade do mobile e imensas oportunidades para aproveitar e capitalizar”, explica Frederico Costa, responsável da Google Portugal.

No caso português, os sectores com o melhor desempenho foram o de Entretenimento e Media com um índice médio de velocidade de 7,5 segundos, seguindo-se os Classificados com 8,8s e depois o sector de bens de grande consumo com um média de 9,4s. No fundo da tabela, surgem os sectores de Retalho e Automóvel com 10,8s e 12s respectivamente e por fim Governo e Educação.

Para conhecer o desempenho móvel do teu website, podes recorrer à ferramenta gratuita da Google Test My Site.

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