Human Flow: um documentário sobre a crise dos refugiados

Infelizmente podemos não conseguir vê-lo tão cedo...

Infelizmente podemos não conseguir vê-lo tão cedo, mas o trailer é capaz de nos deixar bastante expectantes. Human Flow é um documentário pelo conceituado artista Ai Weiwei sobre a crise dos refugiados – sempre actual e sem fim – e o seu impacto global.

O filme, de 140 minutos, foi estreado esta sexta-feira no Festival de Cinema de Veneza, onde está em competição pelo Leão de Ouro. Filmado em 23 países ao longo de um ano, Human Flow procura narrar a enorme amplitude da crise mundial dos refugiados, que até hoje já obrigou mais de 65 milhões de pessoas a abandonar as suas casas em busca de novas vidas.

No documentário, Ai Weiwei conta e mostra histórias de coragem, resistência e adaptação, que nos levam a questionar sobre se a nossa sociedade global – uma sociedade focada no medo e interesse próprio – vai alguma vez tornar-se mais livre, aberta e receptiva.

Human Flow, realizado por Ai Weiwei, com produção do próprio e ainda de Chin-Chin Yap e Heino Deckert, será distribuída pela Amazon Studios. Depois de Veneza, o filme chegará a algumas salas de cinema nos Estados Unidos em Outubro e mais tarde a outros países. Não há datas nem mais detalhes, ficando a dúvida sobre quando/se vai chegar a Portugal.