RTP vai apoiar os teus filmes e documentários

Tens até dia 13 de Outubro para enviar as tuas ideias.

Depois de no início do ano ter lançado uma consulta de conteúdos televisivos, a RTP está agora à procura de longas-metragens de ficção e de documentários para apoiar, sendo que alguns projectos podem ser co-financiados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

É uma oportunidade para realizadores e produtores independentes verem as suas ideias sair da gaveta e financiadas pela RTP e ICA. No regulamento desta nova consulta de conteúdos, a estação pública refere estar à procura de “projectos de produção de obras cinematográficas criativas e/ou originais”, que se encaixem num destes formatos: longas-metragens de ficção; e documentários cinematográficos com a duração máxima de 120 minutos.

Todas as ideias submetidas ficam habilitadas a ser apoiadas pela RTP e também pelo ICA, no âmbito dos seguintes programas: Programa de Apoio aos Novos Talentos e Primeiras Obras; Programa de Apoio ao Cinema; Protocolo Luso-Brasileiro; Fundo Luso-Francês.

Os criadores deverão incluir nas suas propostas de ficção um guião e descrição de personagens e nas documentais uma declaração de intenções sobre o tema e abordagem”, bem como uma estrutura do projecto/tratamento. Independentemente do género, é requerida uma sinopse da produção, os currículos dos autores do projecto e uma previsão orçamental e respectiva montagem financeira”.


A consulta pública foi lançada a 17 de Julho e está a decorrer até dia 13 de Outubro. Os projectos podem ser enviados através desta página web. No regulamento, disponível também nesse endereço, a RTP explica que beneficia de “uma ampla liberdade editorial, na escolha ou seleção das obras que poderá vir a financiar”.