5 músicas obrigatórias para compreenderes Tom Petty

O músico morreu esta terça-feira aos 66 anos, vítima de um ataque cardíaco.

 
Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

É considerado por muitos um símbolo de uma América que já não existe – a do rock’n’roll clássico e simpático, que não precisa de ser badass para impressionar. Tom Petty viveu 66 anos difíceis, que também não terminaram de forma mais fácil.

A notícia da sua morte chegou a ser dada na noite desta segunda-feira, quando a imprensa se apressou a escrever o seu obituário depois de o músico norte-americano ter sido encontrado em casa, inconsciente e sem respirar, na sequência de um ataque cardíaco. Poucas horas mais tarde, a família veio desmentir que o artista tivesse morrido, dizendo que estava sim em estado muito crítico, internado num hospital da Califórnia. Já na manhã de terça o seu agente confirmou que o ataque cardíaco acabou mesmo por ser a causa da morte prematura de Petty.

Tom Petty lançou o seu primeiro álbum com os Heartbreakers em 1976 e ainda continuava a actuar ao vivo, tendo dado o seu último concerto há apenas uma semana, no contexto de uma digressão para assinalar os 40 anos da banda. À Rolling Stone, o cantor, compositor e guitarrista afirmou que pretendia que esta fosse a sua última viagem pelo país, mas que não queria deixar de tocar. O seu último álbum, Hypnotic Eye, saiu em 2014 e chegou ao número 1 do top dos Estados Unidos mas é dos clássicos que se ergue o artista.

Talvez conheças melhor Tom Petty do êxito “Free Fallin’” (se calhar nem sabias que a canção é sua), mas também seria injusto para a sua obra que fosse apenas essa a memória que as pessoas guardassem dele. É por isso que decidimos reunir 5 músicas essenciais para compreender a vida e obra do do cantor, compositor e multi-instrumentista, para que quem não o conhece passe a conhecer, e para que os fãs o relembrem sempre que quiserem.

1 – “Learning To Fly” (1991)

2 – “Free Falin’” (1989)

3 – “American Girl” (1976)

4 – “Stop Draggin’ My Heart Around” ft. Stevie Nicks (1981)

5 – “Don’t Do Me Like That” (1979)

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.