Novo serviço de entregas da Amazon abre a porta da tua casa… sem tu lá estares

O Amazon Key entrega as encomendas dentro de tua casa, abre a porta aos teus amigos e à empregada da limpeza, mesmo se não estiveres em casa.

Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

A Amazon anunciou o Key, uma nova forma de entrega de encomendas: o produto passa a ser deixado dentro da casa do cliente. No fundo, o Amazon Key permite-te desbloquear a porta da tua casa à distância e pode ter outros usos. Imagina que, por um motivo que só a vocês diz respeito, precisas de abrir a porta da casa a um amigo quando tu não estás lá? Ou que chamadas uma equipa para limpar a casa mas… – sim, tu adivinhaste – não estás lá?

O sistema é composto por uma fechadura inteligente, uma app para o telemóvel e uma Amazon Cloud Cam, uma câmara de segurança que funciona dentro de casa. Apenas está disponível nos Estados Unidos e para utilizadores Prime.

“O Amazon Key deixa os clientes descansados por saberem que as encomendas foram entregues de forma segura e estão à sua espera quando entram em casa”, explica Peter Larse, vice-presidente da Delivery Technology da Amazon. A ideia é acabar com as corridas para casa quando se sabe que uma encomenda vai chegar àquela hora.

Ao nível da segurança, a empresa garante que os clientes podem seguir em tempo real a entrega das encomendas. Além disso, podem ver em directo uma transmissão vídeo da porta de casa ou rever o vídeo mais tarde, depois da entrega ter sido feita. O vídeo é em 1080p (Full HD), com visão noturna e áudio bidirecional “Os vídeos da Cloud Cam são para o consumidor. Não são algo que a Amazon vá analisar para estudos de hábitos de consumo, ou algo do género”, explicou um membro da equipa à Wired para acalmar os ânimos sobre a segurança dos vídeos.

A Amazon controla cada estafeta e cada localização para verificar que tudo bate certo: o estafeta designado, à hora designada, na localização correta. O estafeta não recebe uma chave, nem um código – a porta abre-se por causa do sistema de controlo. Há uma janela de quatro horas em que a entrega pode ser feita e só se todas as condições geográficas, de identificação do estafeta e de código de barras da encomenda se reunirem é que a porta é destrancada.

Além da nova forma de entregar encomendas, o Amazon Key também permite abrir a porta a convidados mesmo quando não estamos em casa, assim como a prestadores de outros serviços. Os donos podem definir a frequência e o período de tempo em que determinada pessoa pode aceder à casa. Há ainda a promessa de estabelecer parcerias com empresas de limpeza, por exemplo, para facilitar a prestação de outros serviços em casa dos clientes.

Como deves supor, o serviço não vai estar disponível em Portugal, mas chega dia 8 de Novembro a 37 cidades dos Estados Unidos. Funciona com “dezenas de milhões” de produtos, desde que os clientes sejam subscritores do Prime. O shipping mantém-se: o cliente pode optar entre Same-DayOne-DayTwo-Day ou standard. O kit do Amazon Key custa cerca de 250 dólares.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.