Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Alguns dos principais mercados de droga na Dark Web ficaram misteriosamente offline esta semana.
Desculpa se te apanhámos de surpresa com a informação de que há sites secretos a vender – traficar, leia-se – droga num beco da internet, mas não tínhamos outra forma de começar esta notícia. Segundo reportaram alguns redditors e confirmou ao The Next Web um insider da Dark Web, os principais mercados paralelos – Dream Market, Trade Route, Tochka e WallStreet – desapareceram sem dar qualquer nota aos utilizadores.
WTF!? pic.twitter.com/ul2SLoQ4j7
— Sh1ttyKids (@Sh1ttyKids) October 13, 2017
Confirmed that Dream Market, Trade Route, Tochka and Wall Street, the four biggest dark web markets, all unresponsive pic.twitter.com/o31IiSojCz
— Joseph Cox (@josephfcox) October 13, 2017
O assunto causou algum pânico na internet; alguns utilizadores recordam que ataques de DDoS – que colocam os sites offline – costumam anteceder acções judiciais consertadas e o desmantelamento dos sites.
Embora neste caso não haja ainda informações sobre o que passa ou se vai passar, certo é que a atenção das autoridades parece estar cada vez mais virada para os seus cantos escuros da internet. Em Julho passado, a polícia holandesa, a Europol, o FBI e a DEA revelaram uma operação conjunta de que resultou a morte do AlphaBay e Hansa, dois mercados online semelhantes aos que agora se encontram em baixo.
Nessa operação, a polícia holandesa anunciou ter conseguido aceder a detalhes sobre compradores e vendedores, o que pode ter permitido abrir novas portas a investigações sobre a complexa rede de mercados online.