FIFA 18 e Cristiano Ronaldo numa ode à geração digital

A fantástica finta protagonizada pelo CR7 virtual sai do FIFA 18 e invade por completo o mundo real.

A EA Sports lançou no dia 28 de setembro o anúncio oficial do FIFA 18. Um autêntico hino ao futebol e à geração digital, centrado numa das “fintas” do jogo, o “El Tornado”. Cristiano Ronaldo, como seria de esperar, é a estrela maior do anúncio, que conta ainda com a participação alguns desportistas intergaláticos.

A era digital, dos memes e dos virais, onde quem e como se influencia nem sempre têm uma relação causa-efeito instantaneamente perceptível, atinge velocidades de transmissão e veiculação de informação de níveis supersónicos. Este spot publicitário para o lançamento do FIFA 18 é uma autêntica ode a essa era e à nossa geração em particular, pelo modo como comunica e se organiza em comunidades online.

Aqui mostra-se a criação e propagação de um meme viral, a partir de uma jogada do Cristiano Ronaldo dentro do FIFA 18, ilustrando como esta pode influenciar por completo uma comunidade online em torno de um videojogo. E isso é apenas o começo, isto porque a fantástica finta protagonizada pelo CR7 virtual rapidamente sai do FIFA 18 e invade por completo a internet. Através das redes sociais a popularidade cresce perante um mar de partilhas por todo o cibermundo, enquanto muitos procuram imitar trick play do Cristiano Ronaldo virtual.

Até o próprio CR7, o de carne e osso, se desafia si próprio ao procurar aprender o ‘El tornado’. Os futebolistas Antoine Griezmann, Dele Alli e o jogador de basketball da NBA James Harden também criam as suas versões da finta. Roberto Carlos, lendário ex-jogador da seleção brasileira e do Real Madrid, também aparece no spot. No conforto do seu lar, incrédulo ao ver Cristiano Ronaldo usar a habilidade do FIFA 18 num jogo real, pelo Real Madrid.


O sucesso deste fenómeno atinge proporções estratósfericas quando sai do universo do futebol e invade a publicidade e a cultura pop,  ao ponto da Coca-Cola aproveitar o buzz da jogada para as suas campanhas e os Run The Jewels – integrantes da banda sonora do jogo – criarem um som, “Mean Demeanor”, com respectivo videoclipe em torno desta skill.

Mais do que um jogo é a manifestação de como a realidade virtual e física estão interligadas e dependentes. O anúncio foi criado pela agência Adam & Eve/DDB e realizado por Adam Berg, da produtora Smuggle.

O FIFA 18 está disponível desde o dia 29 de Setembro para Xbox One, PS4, PS3, Xbox 360, Nintendo Switch e PC.