Frigoríficos com câmaras fotográficas são uma cena do momento

As tuas listas de compras nunca mais vão ser iguais.

Quantas vezes temos de pedir a alguém para ir ver se falta leite? Ou temos nós de fazer um desvio e passar por casa só para confirmar o que é preciso comprar? A Samsung teve uma ideia para ajudar a mitigar este problema: o Family Hub é um frigorífico com câmaras integradas que constantemente fotografam o seu interior e enviam as imagens para o teu telemóvel. Outras marcas estão a lançar produtos semelhantes.

Assim, se estás no meio do supermercado e ficas na dúvida se falta determinado produto em casa, podes simplesmente verificar através de uma aplicação no teu telemóvel. O Samsung Family Hub tem três câmaras escondidas em cada uma das portas, que fotografam o interior sempre que as portas são fechadas. Assim, caso alguém lá em casa acabe o leite enquanto estás nas compras, consegues sabê-lo imediatamente a partir do smartphone.

De acordo com um gestor do retalhista britânico John Lewis, as vendas de frigoríficos com câmaras internas triplicaram em 2016 e este ano estão mais populares do que nunca. Nick Bevan, gestor de produtos da Samsung Electronics, disse ao Daily Mail que este recurso é importante não só para a saúde financeira do consumidor, como também pode ser benéfico para o ambiente, diminuindo possíveis desperdícios alimentares. “Também permite que caso vejas uma promoção inesperada, possas verificar se tens o resto dos ingredientes no frigorífico para fazer a receita certa ou se precisas de levá-los também”, acrescentou.

Para teres uma noção, os preços do Samsung Family Hub rondam entre os 2500 e os 3500 dólares. Há opções mais acessíveis, a começar nos mil dólares – é o caso dos frigoríficos da Bosch com tecnologia Home Connect, que, além de enviarem fotografias do interior para o smartphone, mandam também alertas caso deixes a porta aberta.

Certo é que o Family Hub tem mais funcionalidades, como um ecrã gigante onde podes desde deixar notas ou colocar música a tocar. Se acompanhas a série Silicon Valley, da HBO, é provável que já saibas mais ou menos o que esperar deste frigorífico da Samsung, mas deixamos-te com um breve hand-ons feito pelo The Verge:

Depois dos computadores e dos telemóveis, os electrodomésticos são os próximos produtos a ficarem conectados à internet. Já existem muitos frigoríficos, aspiradores ou máquinas de lavar com internet no mercado, oferecendo aos consumidores uma gestão mais eficiente e muitas vezes remota dos mesmos. É a revolução da chamada Internet das Coisas.