Um novo tipo de apps chegou ao Android

Instant Apps são aplicações que podes usar sem instalar.

O conceito de “instantaneidade” parece ser cada vez mais utilizado pelas tecnológicas. Está nos Instant Articles do Facebook, notícias e outro tipo de artigos jornalísticos que carregam mais rapidamente nos telemóveis, e no AMP, uma abordagem semelhante mas da Google e disponível em código aberto. A primeira vez que ouvimos falar de Instant Apps foi em 2016, quando a Google anunciou um novo tipo de aplicações: umas que podemos usar sem instalar.

Quando foram lançadas, as Instant Apps estavam disponíveis apenas para um grupo restrito de programadores parceiros e os utilizadores só podiam usá-las através de uma pesquisa no Google Search. Contudo, agora qualquer pessoa já pode desenvolver uma Instant App e este novo tipo de aplicações está também disponível a partir da Play Store, a loja de conteúdos do Android.

Vais encontrar uma Instant App sempre que, ao lado do botão para instalares aquela aplicação, te aparecer a opção para experimentá-la agora. Geralmente a Instant App não terá todas as funcionalidades da app completa, mas serve essencialmente para poderes ter uma ideia da experiência sem teres de instalar e fazer algum tipo de registo primeiro.

Para já, são poucas as Instant Apps disponíveis, mas podes já testar esta nova tecnologia com as palavras-cruzadas do New York Times, o BuzzFeed, a Red Bull TV ou o Onefootball.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.