Loving Vincent já tem data de estreia em Portugal

Cerca de 150 artistas de todo o mundo trabalharam no desenho do filme, com recurso a animações 3D e pintura a óleo.

Escrito e realizado por Hugh Welchman (vencedor do Óscar de Melhor Curta Metragem por Pedro e o Lobo, em 2006) e pela pintora Dorota Kobiela, Loving Vincent é a primeira longa metragem de animação sobre Vincent Van Gogh composta por pinturas a óleo. Idealizada depois uma profunda pesquisa sobre o pintor holandês, de onde saiu a ideia de transformar diversas cartas, quadros e depoimentos sobre o artista num filme de animação.

Cerca de 150 artistas de todo o mundo trabalharam no filme que mistura recurso a animações 3D, pintura a óleo e gravações vídeo com qualidade 8K dos actores envolvidos nas filmagens. No total, mais de 60 mil desenhos formam o filme completo, com duração de 95 minutos. O filme sobre o pintor é contado através da vozes das várias personagens que retratou nas suas obras. O objectivo é reproduzir a história de Van Gogh e reflectir sobre a sua vida e as circunstâncias controversas da sua prematura morte.

No elenco estão nomes como Aidan Turner, Saoirse Ronan, Chris O’Dowd, Helen McCrory ou Jerome Flynn. Loving Vincent, produzido pelo estúdio polaco BreakThru Films e pela britânica Trademark Films vai finalmente chegar a Portugal, com data de estreia oficial marcada para dia 19 de Outubro, pela mão da Outsider Films.