Revista autografada por Steve Jobs vendida por 50 mil dólares

O novo dono da Newsweek de 1988 assinada por Steve Jobs mantém o anonimato.

Uma cópia da Newsweek de 1988, autografada por Steve Jobs, foi vendida por 50 mil dólares num leilão. A peça é uma raridade, dada a pouca frequência com que Steve Jobs cedia autógrafos.

A revista estava na posse de Diane Williams, que em 1988 foi assistir à apresentação de Jobs do computador da NeXT no Sonesta Hotel, em Cambridge, e lhe pediu que rubricasse a capa onde ele aparecia. Diane conta que, quando pediu o autógrafo a Jobs, este lhe respondeu que não dava autógrafos, ao que ela insistiu, pedindo-lhe que escrevesse então algo do seu coração. Jobs, conta, sorriu e hesitou um pouco, mas acabou por puxar a Newsweek e escreveu “adoro fabricar”, sublinhando o “adoro” e assinando no fim.

Diane Williams guardou a revista num depósito seguro no banco, antes de a entregar à empresa RR Auction para ser leiloada. A base de licitação começou nos 1000 dólares e previa-se que fosse vendido algures entre os 10 e os 15 mil dólares. Acabou nos 50 mil.

Em Março, a RR Auction já tinha leiloado um póster assinado por Jobs a promover a exposição NeXTWorld de 1992 por cerca de 20 mil dólares. Há quatro anos, leiloou um contrato assinado de 1978 por 40 mil. O novo proprietário desta cópia única da Newsweek é um coleccionador de Chicago que mantém o anonimato.

O Shifter é gratuito e sempre será. Mas, se gostas do que fazemos, podes dar aqui o teu contributo.