Nobel da Física para os cientistas que provaram que Einstein estava certo

Rainer Weiss, Kip S. Thorne e Barry C Barish foram galadoardos depois de conseguirem, pela primeira vez, detectar ondas gravitacionais.

 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Foi no dia 14 de Setembro de 2015 que, pela primeira vez, foram detectadas ondas gravitacionais, um dos pilares da Teoria da Relatividade Geral. A descoberta veio, por isso, solidificar mais uma vez a teoria de Einstein lançada há cerca de 100 anos.

A detecção destas ondas gravitacionais apenas foi possível devido ao LIGO (LASER Interferometer Gravitacional Wave Observatory), e a Comissão de Prémio Nobel decidiu galardoar os três cientistas que permitiram o sucesso deste detector. Rainer Weiss, Kip S. Thorne e Barry C Barish foram os principais protagonistas do projecto, que trouxe uma grande revolução ao mundo da astrofísica.

Para saber um pouco mais sobre as ondas gravitacionais e a importância da sua detecção no mundo da física, aconselhamos a leitura deste nosso artigo.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!