Novo livro de Ricardo Araújo Pereira escreve-se com dois cês

Reaccionário Com Dois Cês chega às livrarias dia 10 de Novembro.

 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Foi anunciado esta terça-feira pela editora Tinta-da-China e vai chegar às livrarias no dia 10 de Novembro. Reaccionário Com Dois Cês é o nome do novo livro de Ricardo Araújo Pereira, sobre o qual ainda pouco se sabe.

Reaccionário Com Dois Cês promete ser, de acordo com a capa agora divulgada, um conjunto de “rabugices sobre os novos puritanos e outros agelastas”. O novo livro sucede ao ensaio A Doença, O Sofrimento E A Morte Entram Num Bar, editado em Dezembro de 2016 e descrito pelo autor como “uma espécie de manual de escrita humorística”. Se te estás a questionar, agelastas são pessoas sem sentido de humor – a palavra deriva do grego “agelasto”, aquele que não ri. Se preferes uma explicação do próprio Ricardo Araújo Pereira, podes vê-la aqui.

Foi a propósito deste A Doença, O Sofrimento E A Morte Entram Num Bar que Ricardo Araújo Pereira discutiu com o Shifter o novo humor, as limitações do tempo e da criatividade, a loucura no humor e os novos comediantes da década.

Ricardo Araújo Pereira nasceu em Lisboa, em 1974. Licenciado em Comunicação Social pela Universidade Católica, começou a sua carreira como jornalista no Jornal de Letras. É guionista desde 1998. Em 2003, com Miguel Góis, Zé Diogo Quintela e Tiago Dores, formou o grupo humorístico Gato Fedorento. Escreve semanalmente na revista Visão, em Portugal, e no jornal Folha de S. Paulo, no Brasil, e é um dos elementos do programa da TSF/TVI24 Governo Sombra.

Através da Tinta-da-China, publicou – além do ensaio supra-referido e dos guiões do programa radiofónico Mixórdia de Temáticas – quatro livros de crónicasBoca do Inferno (2007), Novas Crónicas da Boca do Inferno (2009), A Chama Imensa (2010) e Novíssimas Crónicas da Boca do Inferno (2013). No Brasil está ainda publicada a colectânea Se Não Entenderes Eu Conto De Novo, Pá (2012).

Além de tudo isso, Ricardo Araújo Pereira é o sócio 12049 do Sport Lisboa e Benfica.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!