Que smartphone tem a melhor câmara?

O Google Pixel 2 obteve o melhor resultado no ranking da DxOMark – 98. Mas que significa este valor?

Quando a Google anunciou o Pixel 2, a segunda geração do seu “iPhone”, anunciou também a melhor câmara num smartphone, de acordo com o rating da DxOMark: 98. Logo abaixo na tabela dos telemóveis com melhor câmara surge o Huawei Mate 10 Pro (com 97), só depois o iPhone 8 e o Galaxy Note 8, ambos com 94.

Nos últimos meses, algumas tecnológicas começaram a realçar a classificação da DxOMark ao anunciar os seus novos equipamentos (principalmente depois de a Google o ter feito com o primeiro Pixel), e esses números ganharam relevância nos títulos da comunicação social. Afinal, o que é a DxOMark e quão confiáveis são os seus resultados?

O youtuber MKBHD deu resposta a essas duas perguntas num dos seus vídeos mais recentes. Se não quiseres perder 11 minutos, segue um pequeno resumo: a DxOMark é uma entidade independente que há largos anos analisa câmaras fotográficas e de vídeo, seja de smartphones ou DSLRs. Para além disso é simultaneamente consultora das principais fabricantes – de telemóveis, por exemplo – no desenvolvimento e optimização dos seus equipamentos fotográficos. Ao estar a trabalhar directamente com a DxOMark, uma determinada empresa, como a Google, poderá conseguir um melhor resultado no seu ranking – não porque influencia a análise independente, mas porque a câmara é desenvolvida com consultoria da DxOMark e, portanto, segundo os seus parâmetros de teste.

A DxOMark pode ser uma referência na escolha de um novo smartphone, mas o comprador interessado deverá olhar também para aquilo que mais quer fazer com a câmara – por exemplo, ter um sensor duplo na traseira pode ser mais adequado para fazer retratos de pessoas do que só um sensor – ou mesmo ler a avaliação completa da DxOMark. É que resumir uma câmara num único número está sempre sujeito a certo grau de subjectividade.

Seja como for, o Pixel 2 tem uma excelente câmara e esta galeria de fotos que o diga.