Snapchat está a lançar um museu de arte por todo o mundo

Isto é gigante.

O Snapchat está a lançar um museu de arte por todo o mundo, explorando a realidade aumentada. Artistas de todo o mundo vão poder criar instalações artísticas em qualquer lado e nós, utilizadores, poderemos usar a câmara do Snapchat para ver as peças, bastando apontar o telemóvel para o local onde elas virtualmente estão.

No fundo, o Snapchat está a abrir a sua plataforma de realidade aumentada, permitindo a qualquer pessoas criar objectos virtuais que podem ser vistos no mundo real com a aplicação. A arte é o primeiro propósito desta plataforma, mas no futuro pode ser possível dar-lhe outros usos criativos. Imagina, por exemplo, veres conteúdos informativos juntos aos locais onde estes são relevantes.

A realidade aumentada tem sido uma aposta muito substancial do Snapchat, que já tem disponíveis na sua aplicação diversos efeitos para os utilizadores adicionarem aos seus snaps, incluindo o famoso cachorro dançante. O Snapchat permite guardar as imagens e vídeos feitos com a sua app na galeria do telemóvel, pelo que podemos usar o Snapchat como mera câmara e partilhar os resultados nas redes sociais da nossa eleição.

No site art.snapchat.com, podes ver os locais onde já abriu este museu do Snapchat, bem como partilhar o teu portfólio se quiseres também fazer parte da plataforma.

O Snapchat não está sozinho nesta aposta na realidade aumentada. Facebook, Apple e Google também estão a disponibilizar ferramentas aos programadores e artistas para que estes possam explorar a tecnologia e criar novas possibilidades.