Vale tudo no novo vídeo de apelo ao voto na Islândia

Os islandeses vão às urnas no sábado e a corrida tem sido, no mínimo... animada.

A Islândia tornou-se numa espécie de país fetiche para toda a Europa. A pequena nação a norte mostrou-se destemida no Europeu de futebol e desde então ainda se tornou mais assídua nos headlines do que já era habitual. A sua criatividade tem sido mais do que elogiável, a todos os níveis. Políticas de combate às drogas altamente inovadores, emissões de CO2 a níveis historicamente baixos, aposta na mineração de bitcoins são apenas alguns dos pontos alguns de um país de onde agora chega a prova de que a criatividade abunda a todos os níveis.

Depois de um atribulado ano político marcado por duas quedas do executivo, os islandeses preparam-se para voltar as urnas dia 28 deste mês e a corrida para aquele que é parlamento mais antigo do mundo está no mínimo… animada. O principal responsável, neste caso concreto, é a Aliança Social Democrata (SDA – Samfylkinguna), que rompeu com todos os cânones que conhecemos de comunicação política e brindou o eleitorado com um vídeo inenarrável.

Uma música a fazer lembrar os jogos dos anos 90 e imagens que parecem saídas dos tumblrs mais loucos e das mais extravagantes montagens dedicadas a Trump compõem a acutilante sátira, bem reveladora da visão mais fresca que os islandeses têm da política.

A letra, da autoria do candidato Hallgrímur Helgason, segundo o TNW, pode traduzir-se para qualquer coisa como:

Politics are a bitch, bitch, bitch.

Bites as we speak, speak, speak.

[…]

Everybody has stopped paying attention, attention, attention.

We’re just pawns, pawns, pawns.

[…]

Don’t go on electing the old mafia,

instead join us into new and better times.

Segundo a descrição no youtube que acompanha o vídeo, a ideia é apelar ao eleitorado de direita ou aos indecisos. Nos 3:17 minutos absolutamente loucos não faltam referências que os islandeses com certeza entenderão melhor que nós mas que qualquer um percebe a que se referem. Dinheiro a chover, macacos, bananas dançantes e cães de perna alçada são alguns exemplos do que podes encontrar neste vídeo absolutamente louco.

O Shifter é gratuito e sempre será. Mas, se gostas do que fazemos, podes dar aqui o teu contributo.