Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
A Islândia tornou-se numa espécie de país fetiche para toda a Europa. A pequena nação a norte mostrou-se destemida no Europeu de futebol e desde então ainda se tornou mais assídua nos headlines do que já era habitual. A sua criatividade tem sido mais do que elogiável, a todos os níveis. Políticas de combate às drogas altamente inovadores, emissões de CO2 a níveis historicamente baixos, aposta na mineração de bitcoins são apenas alguns dos pontos alguns de um país de onde agora chega a prova de que a criatividade abunda a todos os níveis.
Depois de um atribulado ano político marcado por duas quedas do executivo, os islandeses preparam-se para voltar as urnas dia 28 deste mês e a corrida para aquele que é parlamento mais antigo do mundo está no mínimo… animada. O principal responsável, neste caso concreto, é a Aliança Social Democrata (SDA – Samfylkinguna), que rompeu com todos os cânones que conhecemos de comunicação política e brindou o eleitorado com um vídeo inenarrável.
Uma música a fazer lembrar os jogos dos anos 90 e imagens que parecem saídas dos tumblrs mais loucos e das mais extravagantes montagens dedicadas a Trump compõem a acutilante sátira, bem reveladora da visão mais fresca que os islandeses têm da política.
A letra, da autoria do candidato Hallgrímur Helgason, segundo o TNW, pode traduzir-se para qualquer coisa como:
Politics are a bitch, bitch, bitch.
Bites as we speak, speak, speak.
[…]
Everybody has stopped paying attention, attention, attention.
We’re just pawns, pawns, pawns.
[…]
Don’t go on electing the old mafia,
instead join us into new and better times.
Segundo a descrição no youtube que acompanha o vídeo, a ideia é apelar ao eleitorado de direita ou aos indecisos. Nos 3:17 minutos absolutamente loucos não faltam referências que os islandeses com certeza entenderão melhor que nós mas que qualquer um percebe a que se referem. Dinheiro a chover, macacos, bananas dançantes e cães de perna alçada são alguns exemplos do que podes encontrar neste vídeo absolutamente louco.