Foi no meio do caos que nos habituámos a observar nas notícia do quotidiano que o fotógrafo e realizador independente Joey L se aventurou para produzir uma disruptiva peça informativa sobre o conflito no Médio Oriente – Born From Urgency.
No meio da coluna caótica que progredia entre o Iraque e a Síria conquistando terreno aos terroristas e, literalmente, no meio das tropas curdas que corajosamente encabeçaram esse movimento, o realizador captou uma perspectiva única sobre a frente de combate. Ao contrário daquilo a que as imagens dos media de massas nos habituaram, Joey oferece-nos uma perspectiva própria e pessoal na qual facilmente identificamos rostos e emoções de pessoas como nós. Aqui ficam de fora as imagens de drone e os planos picados impessoais, abrindo espaço para um outro tipo de narrativa.
As imagens podem ferir as susceptibilidades dos mais sensíveis, tal como a narrativa que acompanha o documentário – às vezes, a realidade é mesmo dura demais. Entre escombros de vilas e cidades completamente destruídas, ergue-se a força emergente do povo curdo. Joey, de câmara na mão e com uma descontracção atípica para quem se encontra naquele cenário, oferece-nos uma espécie de visita guiada com complemento sobre a história recente do conflito. O primeiro cenário do documentário é uma cidade que havia sido recentemente conquista pelos Peshmerga (unidades militares do povo curdo), uma prova cabal da animosidade do conflito e do perigoso da permanência naquele local.
Ao longo de pouco menos de uma hora e com a ajuda preciosa de alguns soldados curdos que vão apresentando o local e as artimanhas que se vão encontrado, ganhamos um novo conhecimento e uma nova perspectiva sobre o conflito, as tácticas e as motivações de parte a parte, à medida que, pela mão do realizador, percorremos os campos de batalha completamente destruídos.
Todo o documentário é legendado em Curdo, o que acaba por ser uma forma de homenagem a um povo que tem sido tão importante nesta conquista.
Born From Urgency é o segundo trabalho de Joey L, no âmbito do jornalismo de investigação. O realizador nova-iorquino tem dedicado os últimos 3 anos da sua carreira à investigação jornalística deste conflito. Entre outros projectos, destaque para o Guerrilla Fighters Of Kurdistan, um outro documentário, lançado em 2015, em que Joey se debruça sobre o lado pessoal e humano de quem está na frente de combate. Este filme, que não foi um projecto planeado e nasceu da simples ideia de fotografar soldados, terá sido o derradeiro teste para, agora sim, o realizador nos brindar com uma grande produção. Um trabalho louvável em todos os aspectos e uma perspectiva absolutamente disruptiva da realidade que se vive no Iraque e na Síria.
Se Guerrilla Fighters of Kurdistan mereceu a distinção como um dos trabalhos do ano para a equipa do Vimeo, Born from Urgency já lhe segue as pisadas na conquista deste circuito que acaba por ter algum peso na distribuição de conteúdo audiovisual produzido por autores independentes.