Esta app é um Shazam para fontes

Chama-se What The Font e é o sonho de qualquer designer.

Trata-se da versão móvel do site anteriormente desenvolvido pela MyFonts, e reconhece qualquer tipo de letra para o qual apontes a câmara do teu smartphone. De acordo com a empresa por trás da aplicação, a What The Font pode identificar mais de 130 mil fontes e, muitas vezes, além de descobrir aquela que procuravas, até te sugere algumas semelhantes que te podem vir a dar jeito.

Podes tentar descobrir a fonte tirando uma fotografia a algo que estejas a ver no momento, ou podes aceder à galeria através da app para conferir o tipo de letra de algo que tenhas fotografado anteriormente. A versão mais recente da aplicação pode ainda detectar mais do que uma fonte na mesma imagem e permite-te escrever o texto que queres para ver como fica com aquelas letras.

O objectivo é resolver muitas dores de cabeça, de designers e não só, de qualquer pessoa interessada no reconhecimento de tipos de letra, existentes em sites ou texto impresso. A tecnologia não é nova, aliás, estas aplicações tipo Shazam são um autêntico sucesso e um verdadeiro auxiliar de memória. Contribuem nitidamente para um ainda maior apego às tecnologias e preguiça da mente, mas resolvem várias frustrações dos dias mais preguiçosos.

Já existiam vários sites para este efeito, como o Matcherator ou o WhatFontIs, mas esta é a primeira vez que vimos a funcionalidade disponível numa app para telemóvel, o que acrescenta à tecnologia a possibilidade de a trazeres sempre contigo e de poderes tratar da questão quase em tempo real.

Até agora, a What The Font tem tido reviews muito positivas, com quase todos os seus utilizadores a dizerem que conseguiram obter uma resposta favorável, mas teremos que esperar um pouco mais para ver se a app é bem sucedida a longo prazo.

A What The Font é gratuita e está disponível para iOS e Android.