Tesla constrói mega-bateria em tempo recorde

Elon Musk prometeu e cumpriu... a primeira mega bateria Tesla nasceu na Austrália para suprir as carências energéticas do país.

Imagem retirada do site oficial

Elon Musk já tinha provado que é homem de correr atrás dos seus sonhos e agora mostra que também nunca dá uma aposta por perdida. Depois de em Março deste ano tomar conhecimento dos problemas de gestão e distribuição energética no sul da Austrália, Musk ofereceu-se para resolver o problema em 100 dias ou… de borla.

Apesar de a aposta ter sido selada em Março, só a 29 de Setembro é que as obras arrancaram realmente. E agora, menos de 100 dias depois, os testes na mega-bateria Tesla estão prontos a arrancar.

Trata-se da maior bateria do mundo, uma gigante bateria de iões de lítio com 129 megawatts potência e que permitirá a toda a região australiana ter uma alternativa à energia eólica de que até aqui dependia.

“Enquanto os outros estão só a falar, nós estamos a entregar um plano energético, a tornar o sul da Austrália mais auto-suficiente, providenciado energia de recurso e preços mais baixos na electricidade,” disse Jay Weatherhill, o responsável político do Sul australiano.

A Powerpack será um ponto importante na nova estratégia de reconversão energética daquela região que no ano passado viu 30 mil habitações ficarem sem acesso a electricidade.

Apesar dos contornos levianos e da ideia de oferta parecer implícita à linguagem, a iniciativa foi paga e bem. A aposta surgiu dias depois de o governo estatal australiano anunciar um pacote de 150 milhões de doláres australianos para ajuda a projectos na área das renováveis. A Tesla foi então uma das beneficiárias deste plano, escolhida entre 90 outras concorrentes a desempenhar a importante função complementar de armazenar energia produzida nos sistemas eólicos.

Os testes servirão agora para averiguar todas as funcionalidades deste mega empreendimento, bem como, perceber o funcionamento desta central em convergência com toda a rede eléctrica pré-existente.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.