Morreu Belmiro de Azevedo, uma das pessoas mais ricas de Portugal

Belmiro de Azevedo, que durante anos liderou a Sonae, faleceu esta quarta-feira, no Hospital da CUF, no Porto, onde estava internado desde segunda-feira.

Filho de um agricultor e de uma costureira, Belmiro de Azevedo licenciou-se em Engenharia Química mas foi num mundo empresarial que fez a sua vida. Em 1974, assumiu o controlo da Sonae e, sob sua alçada, criou um verdadeiro império que fez de si a 3ª pessoa mais rica de Portugal e a 121ª em todo o mundo, segundo a Forbes.

A sua fortuna, avaliada em 2,5 mil milhões de dólares, passa agora para os herdeiros. Belmiro de Azevedo morreu hoje no Hospital da CUF, no Porto, onde estava internado desde segunda-feira, vítima de cancro. Tinha 79 anos.

Ao longo dos últimos anos, a Sonae consolidou-se como um dos maiores grupos empresariais portugueses. Belmiro de Azevedo, que deixou a liderança da Sonae em 2015 para o seu filho, Paulo Azevedo, geriu durante anos e anos os supermercados Continente e Modelo, as lojas de especialidade Worten, Sportzone e outras, o jornal Público, a operadora de telecomunicações Optimus, os centros comerciais Sonae Sierra…

Belmiro de Azevedo nasceu numa aldeia do Marco de Canaveses, em 1938.

Milhares de pessoas seguem o Shifter diariamente, apenas 50 apoiam o projecto directamente. Ajuda-nos a mudar esta estatística.