Bob Dylan vem a Portugal com o Nobel nas mãos

Bob Dylan & His Band actuam no dia 22 de Março no Altice Arena.

Será a sétima vez que Bob Dylan sobe a um palco português, mas a primeira como prémio Nobel. Sempre primou por ser discreto. A primeira vez em Portugal foi em 1993 para concertos no Porto e em Cascais. Regressou ao Pavilhão Atlântico e ao Coliseu do Porto em 1999. Cinco anos mais tarde foi a vez dos festivais: Vilar de Mouros em 2004 e Alive em 2008. De todas as vezes, nunca se deixou filmar e Dylan é, aliás, alguém que sempre primou pela discrição e por se manter longe dos holofotes. Mal imaginávamos que acabaria por ser protagonista de uma polémica que pouco acabou por ter a ver com a música que faz.

Em 2016, a sua distinção como Nobel da Literatura deu que falar, tanto pela ausência na cerimónia de entrega do prémio, pela novidade de se distinguir em Literatura um poeta de canções, como pelo próprio prémio em si.

Sabe-se agora que Bob Dylan vai receber o Prémio Nobel da Literatura que venceu no ano passado, este fim-de-semana em Estocolmo. O artista, que tinha até dia 10 de Junho para poder reclamar o galardão, vai receber 800 mil euros, três meses depois de ter faltado à cerimónia de entrega dos prémios atribuídos pela Academia Sueca, em Dezembro, por ter outros compromissos.

O Prémio Nobel da Literatura atribuído a Bob Dylan consiste numa medalha de ouro, um diploma e um cheque de oito milhões de coroas suecas (824 mil euros). A tradição exige que o laureado ofereça um discurso aos seus benfeitores, chamado palestra Nobel, independentemente do formato, pode até ser um vídeo ou uma canção.

Bob Dylan tem dois concertos marcados em Estocolmo neste mesmo fim-de-semana. Aos 76 anos, Robert Allen Zimmermanm, que é o seu nome verdadeiro, foi distinguido com o Nobel da Literatura “por ter criado novas formas de expressão poéticas no quadro da grande tradição da música americana”. 

Para quem conhece a carreira de quase 60 anos do músico é claro que não foi o Nobel a trazer reconhecimento a Dylan. Já era antes disso era um nome de primeira linha pelo que representou para a história da musica popular. Voz de uma geração, quando os tempos estavam a mudar, foi do Rock ao Folk e novamente ao rock e a géneros tão inclassificáveis que se mantêm relevantes ainda hoje.

Bob Dylan & His Band actuam no dia 22 de Março no Altice Arena e os bilhetes para o concerto de Bob Dylan & His Band oscilam entre os 39 e os 240 euros.